Apanhadão da semana: Itália retoma prêmio literário para livros latino-americanos
PublishNews, Redação, 17/03/2023
Nelson Cruz, indicado ao ‘Nobel da literatura infantil’, o prêmio Hans Christian Andersen, reafirmou à Folha que livros ilustrados não são apenas para crianças

A Itália terá um prêmio em homenagem às melhores obras contemporâneas latino-americanas. Segundo nota da ANSA reproduzida no Estadão, a Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana (IILA) anunciou que voltará a oferecer prêmios às obras publicadas entre 2021 e 2022 e escritas por autores dos países latinos.

Nelson Cruz, indicado ao ‘Nobel da literatura infantil’, o prêmio Hans Christian Andersen, reafirmou à Folha que livros ilustrados não são apenas para crianças. "O mundo que nós, adultos, estamos produzindo é assim. Se nós estamos estragando o mundo, temos que dizer isso para as crianças também", conta o escritor e ilustrador.

O escritor Pedro Bandeira afirmou ao Estado de Minas que ajudará o povo Yanomami, que passa por uma situação de calamidade pública, com publicação de vídeos e destino dos lucros das vendas de seus livros até maio deste ano. "Estou revoltado com a tentativa de genocídio contra o povo yanomami. (...) Resolvi conhecer melhor os yanomamis e gravar vídeos com o que aprendi sobre e com eles. (...) Na semana que vem publicarei o primeiro vídeo” disse em seu Instagram oficial.

Paul Auster, conhecido escritor da obra A trilogia de Nova York, está com câncer, conforme afirmou sua esposa, Siri Hustvedt, que também é escritora. O diagnóstico do autor foi recebido em dezembro, mas divulgado apenas essa semana. Auster, de 76 anos, está em tratamento no centro oncológico Memorial Sloan Kettering de Nova York.

Nos destaques internacionais, The Guardian publicou um artigo sobre a falta de poesia nas escolas do Reino Unido. Segundo pesquisa da Macmillan and CLPE, os livros do gênero são minoria nas salas de aula e os alunos não costumam ouvir ou ler poesias nas classes.

Tags: Apanhadão
[17/03/2023 08:00:00]