
Nesta edição, 13 livrarias concorrem pela primeira vez e disputarão os Nibbies regionais e nacionais este ano, com base nos números do varejo independente, que atingiram o maior nível em dez anos.

Entre os destaques estão o Queer Lit, livraria especializada em obras LGBT+ que começou online e abriu sua loja física em 2021; a Kemps General, loja fundada em 2017 por Liz Kemp e inspirada na loja que seus pais administravam; a Bert's Books, fundada em 2019 por Alex Call, que trabalhou por muitos anos na WH Smith; e a David’s Bookshop, loja com 60 anos de história e que em 2020 foi comprada pelos funcionários e traz a proposta de unir livros, música e café.

Você pode conhecer todas as livrarias finalistas clicando aqui.
No total, a lista é grande: são 59 pré-selecionados que disputarão para alcançarem os primeiros lugares em suas regiões e país. Os vencedores serão anunciados em 16 de março e disputarão com os vencedores disputando o prêmio no Reino Unido e na Irlanda, que será revelado na cerimônia do British Book Awards em 15 de maio.
Nos últimos anos, Reino Unido e Irlanda têm visto um crescimento de livrarias independentes. Até o final de 2022 havia 1.072 lojas, um aumento de 45% em relação ao ano anterior.