
Já O Globo destacou que o game terá uma personagem trans, Sirona Ryan, que é proprietária do pub Três Vassouras em Hogsmeade Village. O destaque dessa notícia vem por conta da polêmica envolvendo comentários desagradáveis de J.K Rowling, autora da saga, em relação à população LGBTQIA+. Segundo o site oficial do jogo, Rowling não está envolvida na criação do game.
Tanto a Folha quanto o Estadão publicaram matérias sobre Salman Rushdie, autor que foi atacado com uma faca em um evento em agosto de 2022. Ele deu sua primeira entrevista depois do atentado, em conversa com a The New Yorker. O escritor confirmou que sua criatividade foi afetada, além de sua visão e uma quase paralisia na mão direita. Mesmo assim, o autor afirmou que não quer adotar o papel de vítima.
O escritor peruano Vargas Llosa se tornou o primeiro autor que não escreve em francês a tomar posse na Academia de Letras da França. Em seu discurso de posse, ele criticou Putin e exaltou a democracia. “O romance salvará a democracia ou afundará com ela e desaparecerá”, disse o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2010, de 86 anos.
O Globo publicou uma resenha do livro Filho de Jesus (Todavia), de Denis Johnson, escrita por Kelvin Falcão Klein. A revista Gama publicou um trecho do livro Sob efeito de plantas (Intrínseca), de Michael Pollan, livro sobre o ópio, a cafeína e a mescalina.
No G1 RS, um destaque foi para a dupla de professoras da UFPel, em Pelotas, que organizaram um livro sobre vivência de mulheres no ambiente universitário. O Correio Braziliense entrevistou autores de dois estudos sobre a fome no país, e o portal AgoraRN divulgou o lançamento do novo livro de William Eloi, em Natal (RN).
A Folha de S. Paulo também entrevistou Robson Leite, autor do livro Estratégia e liderança em tempos de profundas mudanças: o caminho do sucesso na organização pública, lançado pela editora Dialética.
Um projeto da Bibliosesc disponibiliza acervo de mais de 2 mil livros para crianças em Santarém, no Pará. Além de estimular a leitura dos pequenos, a maioria dos livros auxiliam na educação e propõem conteúdos didáticos para as crianças. O projeto intitulado Bibliosesc é iniciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc).
E Leonardo Padura, um dos escritores cubanos mais famosos da atualidade, disse que se inspira no italiano Leonardo Sciascia (1921-1989) para produzir obras com valor universal. “Aprendi [com Sciascia] essa percepção de que é possível falar ao mundo a partir de um contexto tão fechado como o da Sicília”, disse Padura em entrevista à Ansa após receber o Prêmio Internacional de Novela Negra Pepe Carvalho, em Barcelona.
No destaque internacional, uma notícia vinda da Ucrânia, que passa por um severo conflito com a Rússia há mais de um ano. Segundo a CNN Brasil, os ucranianos removeram milhões de livros de bibliotecas locais para evitar a perda das obras. “Havia diretrizes para retirar livros de autores que apoiavam a agressão armada da Rússia contra a Ucrânia”, disse Yevheniya Kravchuk, uma parlamentar ucraniana que é vice-chefe do Comitê Parlamentar de Política Humanitária e de Informação. Até novembro, mais de 19 milhões de livros haviam sido retirados das bibliotecas públicas do país.