Roger Mello ganha prêmio nos EUA com o livro 'João por um fio'
PublishNews, Redação, 03/02/2023
Segundo Associação de Bibliotecas Americanas, obra publicada por aqui pela Companhia das Letrinhas é um dos quatro melhores livros infantis traduzidos para o inglês em 2022

Roger Mello | © Lee Sun Hyun
Roger Mello | © Lee Sun Hyun
O escritor e ilustrador Roger Mello foi um dos vencedores do Youth Media Award de 2023, prêmio realizado pela American Library Association (ALA) e que consagra os melhores livros, mídia digital, livros de vídeo e áudio para crianças e jovens.

A obra João por um fio (João by a Thread), traduzido por Daniel Hahn e publicado pela Elsewhere Editions, recebeu o Mildred L. Batchelder Honor Books, como um dos quatro melhores livros infantis nos EUA. O anúncio foi feito esta semana, em Nova Orleans.

O prêmio é entregue aos livros infantis publicados originalmente em um idioma diferente do inglês e em um país que não seja os Estados Unidos, para posteriormente ser traduzido para a língua inglesa e publicado nos EUA. João por um fio foi escrito e ilustrado por Roger Mello e publicado no Brasil pelo selo Companhia das Letrinhas.

“Receber esse prêmio é de uma felicidade que não tem tamanho, principalmente por sabermos o quão difícil é entrar no mercado editorial americano. João por um fio é o meu livro mais traduzido e já chegou na mão de crianças que vivem na China, Coréia do Sul, França, entre outros países e, agora está disponível para os leitores americanos. Essa conquista é um reconhecimento do potencial brasileiro nesse mercado”, exalta Roger, em nota do Instituto de Leitura Quindim, do qual é vice-presidente.

Em 2017, Roger já havia ganhado o mesmo prêmio como o livro Todo cuidado é pouco! (Companhia das Letrinhas), que nos EUA chama-se You can´t be too careful, também traduzido por Daniel Hahn e publicado pela Elsewhere Editions.

O artista brasileiro já tem quatro livros traduzidos nos EUA: Todo cuidado é pouco!, Carvoerinhos, João por um fio e A pena, este último em parceria com o escritor chinês Cao Wenxuan.

[03/02/2023 10:00:00]