Festa Literária de Laranjeiras realiza a sua segunda edição em sábado inteiro de novembro
PublishNews, Redação, 05/11/2025
Daniel Munduruku, Andrea del Fuego e Roger Mello são destaques da programação gratuita, que vai ocupar o Colégio São Vicente de Paulo, no bairro carioca

A Festa Literária de Laranjeiras (FLiLa) realizará a sua segunda edição ao longo do sábado, dia 15 de novembro, no Colégio São Vicente de Paulo, que fica na fronteira de Laranjeiras com o Cosme Velho, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Realizada pela Casa 11 Sebo e Livraria, em parceria com o colégio e sua Associação de Pais e Mestres, a festa propõe celebrar o poder das histórias compartilhadas e fortalecer a rede de mediadores de leitura do bairro.

Após o sucesso da estreia, em 2024, que reuniu cerca de duas mil pessoas na Casa da Polônia, a expectativa é de um público ainda maior este ano. A programação gratuita começará às 10h e seguirá até as 20h, com debates, contação de histórias, sessões de autógrafos, apresentações musicais e performances de ilustradores.

Fundadora da Casa 11, a médica Ana Luísa Mallet, especializada em Literatura, resumiu bem o propósito do evento: “A Casa 11 nasceu de um sonho compartilhado: criar um ponto de encontro para amantes dos livros e da leitura, contribuindo com a formação de uma sociedade mais justa. A Festa Literária de Laranjeiras é a expansão natural desse projeto e uma oportunidade de reverberar a potência da literatura, engajando e aproximando outros atores da cadeia mediadora do livro que atuam na cidade”

Três debates, muitas vozes

No auditório recém-reformado do Colégio São Vicente, com capacidade para mais de 200 pessoas, a FLiLa sediará três mesas temáticas:

A primeira, às 11h15, Desconectar para conectar, vai discutir o impacto do excesso de telas na vida dos jovens, com o pediatra Daniel Becker, as pesquisadoras Paula Martini e Lia Ludwig, a professora Priscila Nascimento (Potencializa Guararapes) e a aluna Jéssica, sob mediação de Ricardo Chaves.

Às 15h, o encontro Ainda estamos aqui vai reunir os escritores Ana Kiffer, Fátima Setúbal e Roger Mello, premiado ilustrador, com mediação de Luis Gauí, em um diálogo sobre memória, ditadura e resistência artística.

Encerrando o ciclo de conversas, Literatura para todos promoverá, às 17h, um painel sobre inclusão e leitura, com os autores Andrea del Fuego e Daniel Munduruku, além de Geni Pinto de Abreu (Instituto Benjamin Constant) e Ana Regina Campelo (Instituto Nacional de Educação de Surdos) e e Priscila Nascimento, parceira em ações literárias comunitárias.

Arte, música e mediação

Entre as atrações paralelas, destaque para o Coro Juvenil São Vicente a Cappella, que abre o evento às 10h30; o Chorinho da General Glicério (13h); Marcela Mangabeira (16h); e o grupo Harmonia Enlouquece, que encerra a programação às 19h.

A Performance de Ilustradores, coordenada por Ana Crélia, trará nomes premiados internacionalmente como Roger Mello, Rui de Oliveira, Guto Lins e Ivan Zigg. Haverá ainda atividades infantis — como a oficina Bibliobolsas Poéticas, com Beth Araújo, e a confecção de livros em miniatura com Elisa (Casa 11) e a jovem autora Duda Macieira —, além da presença dos Tapetes Contadores de História (17h).

A feira reunirá livreiros e sebos independentes do bairro, entre eles Livraria Jacaré, Farofa Livros, Instante do Leitor e Sebo do Natal, e receberá doações de livros e brinquedos novos para crianças da Escola São Vicente de Paulo, em Nova Iguaçu.

Serviço

Festa Literária de Laranjeiras (FLiLa)
Sábado, 15 de novembro | 10h às 20h30
Colégio São Vicente de Paulo – Rua Cosme Velho, 241, Cosme Velho – Rio de Janeiro / RJ
Entrada franca | Classificação livre

[05/11/2025 10:29:14]