Novo selo Pretérito, da Delirium Editora, publica livro de Juana Manso inédito no Brasil
PublishNews, Guilherme Sobota, 02/02/2023
Selo pretende resgatar autores esquecidos ou apagados; primeira publicação, romance da escritora argentina da década de 1850, já está à venda

Livro de Juana Manso é o primeiro lançamento do selo Pretérito | © Delirium Editora
Livro de Juana Manso é o primeiro lançamento do selo Pretérito | © Delirium Editora
O novo selo Pretério, da Delirium Editora, tem a intenção de resgatar e retomar autores e obras esquecidos, apagados ou abandonados. Segundo a editora, "recordar o passado, revivê-lo por meio da republicação de clássicos e, na maioria da vezes, trazer ao público leitor vozes silenciadas por tantos anos em nossa história e memória literária".

O primeiro título do novo selo é Mistérios del Plata, da escritora argentina Juana Manso, já à venda na livraria virtual da editora.

Mistérios del Plata é o primeiro romance de Juana Manso publicado no Brasil, em português. O livro, publicado em folhetim em 1852, aborda o período ditatorial de Juan Manuel Rosas na Argentina, na década de 1830.

"A autora oferece aos leitores, neste romance extraordinário, uma ficção política, romântica e sensível, que documenta a realidade histórica (e histérica) da Argentina durante um período da ditadura de Rosas. A família do Doutor Alsina forma o núcleo principal dos personagens: um preso político, seu filho ainda menino e sua esposa D. Antonia, uma mulher forte e corajosa", diz o material de divulgação da editora.

Publicado em capítulos no Jornal das Senhoras (veículo que Manso fundou em seu período exilada no Brasil) entre janeiro e julho de 1852, o livro é um clássico da literatura argentina. Seus temas centrais – exílio, prisão, autoritarismo, família, insanidade do povo ao seguir um líder político etc. – são também atuais.

Juana Paula Manso de Noronha (1819-1875) foi uma escritora, tradutora, jornalista, professora e pioneira do feminismo na Argentina, Brasil e Uruguai.

[02/02/2023 10:00:00]