Cleonice Berardinelli, uma das maiores especialistas em literatura portuguesa, morre aos 106 anos
PublishNews, Guilherme Sobota, 1º/02/2023
Autora e pesquisadora era membro da Academia Brasileira de Letras de desde 2009 e era reconhecida internacionalmente

A escritora e pesquisadora Cleonice Berardinelli morreu na terça-feira (31), aos 106 anos, no Hospital Samaritano, no Rio, vítima de insuficiência respiratória. Aos 106 anos, Cleonice era uma das maiores especialistas em literatura portuguesa e Fernando Pessoa, sendo a primeira brasileira a escrever uma tese sobre ele. Em 2009, foi eleita para a Academia Brasileira de Letras (ABL) – ela era a acadêmica mais longeva da instituição.

De acordo com a ABL, o velório será nesta terça-feira, dia 1 de fevereiro, das 11h às 15h, no Petit Trianon da Academia. A cremação será na quinta-feira (2) com cerimônia somente para família. Também será realizada uma Sessão da Saudade em homenagem à autora.

Cleonice era licenciada em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1938), doutora em Letras Clássicas e Vernáculas pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (1959) e livre-docente de Literatura Portuguesa por concurso pela Faculdade Nacional de Filosofia (1959). Foi professora emérita da UFRJ e da PUC-Rio e também deu aulas na Universidade Católica de Petrópolis, Instituto Rio Branco e foi professora convidada pelas Universidades da Califórnia e de Lisboa.

Ela era a autora de obras como Antologia do teatro de Gil Vicente (1971), Fernando Pessoa. Obras em prosa (1975) e Sonetos de Camões (1980). Mais recentemente, organizou a antologia Cinco séculos de sonetos portugueses (Casa da Palavra, 2013) e o livro Mário de Sá-Carneiro – antologia (Edições de Janeiro, 2015).

Berardinelli foi homenageada no cinema em documentários como "O vento lá fora", em que ela e Maria Bethânia leem Fernando Pessoa diante de uma plateia de convidados, e "Cleo", em que apresenta poemas recitados de cor. Em 2014, quando tinha 98 anos, recebeu o Prêmio Faz Diferença na categoria Prosa das mãos dos Acadêmicos Zuenir Ventura e do atual presidente da ABL, Merval Pereira.

Cleonice Serôa da Motta Berardinelli nasceu no Rio de Janeiro em 28 de agosto de 1916, filha de Emídio Serôa da Motta e Rosina Coutinho Serôa da Motta. Como seu pai era oficial do Exército, morou em inúmeras cidades do Brasil, tendo residido por mais tempo no Rio e em São Paulo.

No Rio fez, no Instituto Nacional de Música, todos os cursos teóricos, nos quais se diplomou, sob a orientação do Maestro Oscar Lorenzo Fernandez, que também era seu professor de piano. Em São Paulo terminou o curso secundário e fez, na USP, o curso de Letras Neolatinas, onde teve como professor de Literatura Portuguesa Fidelino de Figueiredo. Uma nova transferência de seu pai, desta vez para o Rio, a levou a conhecer o então professor da mesma disciplina na Universidade do Brasil, Thiers Martins Moreira. Ambos os encontros definiram seu caminho pelas letras portuguesas.

Recebeu, ao longo de sua trajetória, diversas distinções e homenagens. Em 2016, a editora Bazar do Tempo publicou o livro Genuína fazendeira: Os frutíferos 100 anos de Cleonice Berardinelli, organizado por Gilda Santos e Paulo Motta Oliveira. O livro reúne "textos de 100 autores que buscam captar as múltiplas facetas dos férteis 100 anos desta mestra", entre eles nomes como Carlos Drummond de Andrade, Marco Lucchesi, Nélida Piñon, Pilar del Rio e Zuenir Ventura.

"De todos os lusitanistas, que tanto contribuem para manter viva a cultura portuguesa no mundo, os brasileiros merecem menção especial, dada a nossa história antiga e a nossa língua comum", escreveu no site oficial da Presidência de Portugal o presidente português Marcelo Rebelo de Sousa. "E de entre os estudiosos brasileiros da literatura portuguesa, Cleonice Berardinelli tinha um lugar destacadíssimo. Os escritores e académicos portugueses e brasileiros, e os seus alunos dos dois lados do Atlântico, devem muito ao magistério de «Dona Cleo», como era carinhosamente tratada. Manifesto, na sua partida, o meu pesar e a nossa gratidão". A Câmara Brasileira do Livro também emitiu uma nota de pesar.

Nas redes sociais, colegas, amigos, instituições e admiradores prestaram homenagens à autora:


[01/02/2023 10:00:00]