Publicidade
Memorial da Resistência abre inscrições para edital de comunicação em direitos humanos
PublishNews, Redação, 26/01/2023
Museu selecionará duas propostas de conteúdos jornalísticos que discutam o papel das mulheres na luta contra a Ditadura Civil-Militar (1964-1985)

O Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, abriu as inscrições para o edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos sobre o tema “Ditadura e Gênero”. A segunda edição do edital selecionará duas propostas jornalísticas que destaquem o papel das mulheres – cisgêneros, transexuais e travestis – na luta contra a ditadura civil-militar (1964-1985).

Focando na reflexão sobre como o aparato opressor do Estado atuou contra a condição específica da mulher, as desigualdades e a violência de gênero, e seus e desdobramentos na atualidade, o edital é voltado a pesquisadores, jornalistas, comunicadores e coletivos jornalísticos de todo o Brasil que atuam de forma independente.

O edital busca fomentar pesquisas e conteúdos jornalísticos que contribuam para a defesa dos Direitos Humanos e para a preservação das memórias sobre os períodos ditatoriais brasileiros.

Os participantes deverão enviar até o dia 8 de fevereiro uma proposta de conteúdo jornalístico, estruturada em três publicações. O resultado do edital será divulgado no dia 8 de março, e as duas propostas selecionadas serão publicadas no site e nas redes sociais do Memorial da Resistência.

Mais informações na página do Edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos, no site do Memorial da Resistência.

[26/01/2023 10:00:00]
Matérias relacionadas
A obra analisa a propaganda política que o regime militar brasileiro produziu no período 1969 e 1977
PublishNews reuniu novos lançamentos e reedições importantes que estão sendo lançados para discutir a efeméride; são livros de não ficção, graphic novels, ficção e infantojuvenil
A antropóloga e jornalista Helena Celestino apresenta a trajetória e o envelhecimento de oito ativistas, do exílio em 1968 às manifestações de 2018
Leia também
Em 'Como enfrentar o ódio', empresário e influenciador detalhará as formas pelas quais o ódio tomou conta do país e esteve presente em sua vida; obra será lançada ainda em 2024
Novo longa adapta best-seller de Colleen Hoover: data de lançamento é dia 8 de agosto
Evento reuniu livreiros e influenciadores com o objetivo de aproximar a editora desses profissionais; lançamento de Grossos não terá pré-venda em estratégia para beneficiar as livrarias