Martins Fontes recebe lançamento de livro em homenagem ao aniversário de SP
PublishNews, Redação, 24/01/2023
Em seu novo livro, Diógenes Moura apresenta contos sobre os inescapáveis destinos dos que vivem às margens do mais famoso viaduto da maior cidade do país

A Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509 - São Paulo / SP) receberá nesta quarta-feira (25) o lançamento do novo livro de Diógenes Moura intitulado Minhocão (Editora Noir). Uma coletânea de contos sobre os destinos dos que vivem às margens do mais famoso viaduto da maior cidade do país.

Em capítulos curtos e buscando situações limites e tragicômicas, Minhocão faz da arquitetura do seu elevado de concreto a geografia dos que habitam os dois lados da “cicatriz” urbana, com suas vidas recônditas e alquebradas, dentro e fora dos seus apartamentos, com vistas para "o vazio e o nada" da metrópole. O escritor Diógenes Moura é um observador e perscrutador da região em que mora em São Paulo, o bairro Campos Elíseos e seus entornos, desde 1989, vindo de Salvador, a cidade que primeiro o recebeu com sua família pernambucana.

Na metrópole, o autor construiu sua literatura, demarcada por personagens que lidam com seus "abismos, abandonos e loucuras, tendo no retrovisor suas vidas atordoadas e/ou desfeitas em seus lugares de origem, restando à cidade de São Paulo a missão de perpetuar ou encurtar suas existências", de acordo com a editora.

Em seu novo livro, Diógenes aproveita a experiência de ter frequentado por sete anos o Elevado Presidente João Goulart com uma caderneta, um lápis e um olhar atento não somente para o que acontecia em seus caminhos de concreto, mas, principalmente, para os habitantes dos apartamentos que margeiam os dois lados do viaduto.

[24/01/2023 11:00:00]