Amazon faz ajustes no seu marketplace na Europa para evitar multas
PublishNews, Redação, 22/12/2022
Negociação com a União Europeia resultou em medidas que podem beneficiar varejistas independentes que atuam na plataforma da empresa

A Amazon concordou em fazer mudanças nos seus negócios na Europa como parte de um acordo com a União Europeia relacionado a investigações antitruste que poderia ter resultado em multas significativas, de acordo com as agências internacionais de notícias.

No âmbito da UE, a empresa prometeu tornar o serviço Buy Box mais competitivo, permitir a participação de comerciantes no Prime com logísticas externas e bloquear o uso interno de dados para competir com esses terceiros.

A vice-presidente executiva da União Europeia, Margrethe Vestager, celebrou as decisões. "A Amazon não pode mais abusar do seu papel duplo. Varejistas independentes e consumidores vão ser beneficiados por essas mudanças", afirmou.

A Amazon disse estar satisfeita por ter atendido às solicitações da comissão. Segundo a empresa, cerca de 225 mil empresas utilizam seu marketplace na Europa.

Em julho de 2019, a comissão da UE abriu uma investigação formal contra a Amazon para verificar o uso de dados internos do marketplace, e encontrou, de maneira preliminar, indícios de mau uso. Após rodadas de negociações, a Amazon concordou em ajustar algumas de suas políticas.

Agora, se a empresa não cumprir os compromissos, a UE poderia impor uma multa de até 10% do faturamento anual da empresa, ou uma multa diária.

Tags: Amazon
[22/12/2022 11:30:00]