Editora de Botucatu investe na publicação de livros utilizando criptomoedas
PublishNews, Redação, 28/11/2022
NADA Studio Criativo utiliza moedas digitais como alternativa ao mercado de créditos tradicional de outras casas de publicação

O ateliê de criação multimídia, produtora e editora independente NADA Studio Criativo – de Botucatu (SP) – está investindo na publicação de livros utilizando criptomoedas. Essa é uma alternativa de viabilização financeira independente criada em 2006 pelo poeta e editor Baga Defente.

A empresa desde 2012 aposta nas publicações no formato "phygital" (que existe simultaneamente nos formatos físico e digital). As publicações utilizam de uma tecnologia chamada Blockchain, utilizada também pela Câmara Brasileira do Livro, e que funciona como uma espécie de livro de registros públicos e imutáveis, em que todos conseguem verificar a autenticidade das informações. O objetivo é obter mais transparência tanto da distribuição quanto dos processos de produção dos livros, assim como na utilização de moedas digitais, as chamadas criptomoedas, na compra de livros e no financiamento de novos projetos editoriais.

“Nós acreditamos no apoio através de uma comunidade e encontramos na NEAR Protocol uma oportunidade de estimular a publicação de novos autores e autoras”, frisa Alex Zani, editor da casa, em comunicado. Para Baga Defente, a web3 — a terceira fase da internet, gerida por blockchains e tecnologias relacionadas, como NFTs, DAOs e criptomoedas — surge como uma alternativa viável às fontes de financiamento tradicionais. “Acreditamos que futuramente será uma grande ferramenta de democratização ao acesso de crédito no mercado editorial, em especial para a viabilização de publicações independentes.”

Desde sua criação, o NADA Studio Criativo já publicou 18 livros, além de 4 livretos, com destaque para Serpentário, de Sérgio Santa Rosa, Ao mar, de Ana Vieira Pereira, O algoritmo do cavalo, de Darko Magalhães, e Pra estancar essa sangria, de Baga Defente.

O foco principal do estúdio são os projetos editoriais e a produção cultural, tanto de projetos ligados à literatura em suas diversas formas (publicações, saraus, oficinas), quanto aqueles relacionados às artes visuais e o audiovisual (exposições, documentários, curta-metragens). O NADA também produz podcasts e programas para transmissões ao vivo.

[28/11/2022 11:00:00]