A ‘hiperautomação’ dos blockchains aplicada ao mercado editorial
PublishNews, Leonardo Neto, 23/06/2021
Webinar realizado pelo PN em parceria com a Posigraf esmiuçou as muitas possibilidades do uso de blockchain para o mercado editorial, em especial para a distribuição e logística

Tiago Pavan e Bruno Mendes participaram do webinar
Tiago Pavan e Bruno Mendes participaram do webinar
Aconteceu na tarde desta terça-feira (22), o webinar A modernização da distribuição e logística, realizado pelo PublishNews em parceria com a Posigraf. O evento virtual reuniu Tiago Pavan, empreendedor por trás da Dedalog, a startup de logística, e da Livraria e Distribuidora 30porcento, e Bruno Mendes, sócio do #coisadelivreiro e do PN. A inspiração para o encontro veio de um artigo publicado por Pavan no LinkedIn. A tese central defendida por ele no evento é a implementação de uma “hiperautomação” dos processos relacionados à distribuição e logística, usando a tecnologia de blockchain, uma rede que pode ser compartilhada privadamente entre os players envolvidos na questão, como o editor, o distribuidor, a gráfica e a transportadora.

A ideia por trás disso é garantir simplificação, confiabilidade e transparência a todos os processos, como explicou Pavan: “Em grande escala, o blockchain causa efeito de simplificação, em que cada parte envolvida no processo consegue ser orquestrada e o fluxo logístico se torna uma dança, em que cada parte tem um único lugar onde precisa se concentrar. Assim, você garante que o próprio sistema vai disparar mecanismos pré-programados para, quando uma ação na ponta da cadeia acontecer (a entrega do produto ao consumidor final, por exemplo), todas as entidades que fazem parte da cadeia sejam remuneradas. Ou seja, você garante que a gráfica vai receber seu pagamento, que a editora vai receber a sua parte e que a distribuidora vai receber a sua parte assim que a transportadora confirmar que a entrega foi feita para o cliente final”.

Tiago ressaltou ainda que o grande ganho com a tecnologia de blockchain é a confiabilidade e a transparência. “Participar de uma blockchain te faz confiável, já que não depende de você cumprir o contrato”, sublinhou.

Na conversa que teve com Bruno, ele extrapolou o tema do webinar e falou das possibilidades de aplicação dos protocolos de blockchain para outros processos da indústria editorial. Por exemplo, a criação de NFTs (Non Fungible Token) para a criação de uma espécie de sebo de livros digitais em que cada player envolvido na sua produção possa ser remunerado a cada vez que o item for vendido ou revendido e também na gestão de direitos autorais.

O próprio Pavan ressaltou que a tecnologia de blockchain precisa de escala para se justificar. Reconheceu que a sua experiência é ainda “incipiente”, mas observou a importância de o mercado acompanhar essas transformações para o futuro.

Na conversa, ele deu dicas para quem está pensando em criar protocolos em blockchain, informando inclusive valores para quem quer começar.

Esse é o segundo webinar que o PN realiza em parceria com a Posigraf. Outros dois estão programados para 2021. A Posigraf é ainda a patrocinadora do EdTech Meeting que terá uma segunda edição ainda nesse semestre.

Para assistir ao webinar, clique aqui.

[23/06/2021 10:00:00]