Filme inédito sobre Clarice Lispector será exibido na Flip 2022
PublishNews, Redação, 22/11/2022
Documentário ‘Clarice Lispector: a descoberta do mundo’, que só estreia nas telonas no começo de dezembro, terá duas sessões de exibição durante a festa em Paraty, nos dias 25 e 27, às 17h

O ensaio documental Clarice Lispector: A descoberta do mundo será exibido durante a Festa Literária Internacional de Paraty, nos dias 25 e 27, às 17h, no Cinema da Praça (Rua Marechal Deodoro, 3 - Centro Histórico de Paraty / RJ). Na sexta-feira (25), após a sessão, haverá uma conversa com Taciana Oliveira, diretora do longa, e Teresa Montero, roteirista. Depois da Festa, o filme estreia nos cinemas no dia 8 de dezembro de 2022.

O filme mergulha na intimidade da escritora brasileira nascida na Ucrânia, abordando aspectos pouco explorados da sua personalidade e da sua história, contada a partir de duas narrativas cinematográficas que deslizam de forma paralela: a narrativa das imagens e a do texto.

A partir de uma seleção de depoimentos da escritora e entrevistas com amigos e familiares, o longa faz uma costura poética visual de trechos adaptados da sua obra. O filme contempla a exibição de material inédito e resgata a participação de Clarice no programa Os mágicos da TV Educativa, em dezembro de 1976.

O filme oferece visão às frestas da personalidade da autora, que escreveu sobre temas complexos de forma clara e profunda.


[22/11/2022 09:00:00]