Paulistano Rafael Gallo é o vencedor do Prêmio Literário José Saramago 2022
PublishNews, Guilherme Sobota, 14/11/2022
Escritor foi reconhecido pelo seu romance inédito 'Dor fantasma', que será publicado no Brasil pela Globo Livros e em Portugal pela Porto Editora

Rafael Gallo já havia vencido outros prêmios, como o Sesc de Literatura
Rafael Gallo já havia vencido outros prêmios, como o Sesc de Literatura
O escritor paulistano Rafael Gallo foi anunciado nesta segunda-feira (14) como o vencedor do Prêmio Literário José Saramago 2022, numa cerimônia em Portugal. Ele é o quarto brasileiro a vencer o Prêmio, criado em 1999 e entregue a cada dois anos.

Gallo foi reconhecido pelo seu romance inédito Dor fantasma, que será publicado no Brasil pela Globo Livros e em Portugal pela Porto Editora. O autor receberá um prêmio em dinheiro de 40 mil euros.

Promovido pela Fundação Círculo de Leitores, com o apoio da Fundação José Saramago, da Porto Editora e da Globo Livros, o Prêmio José Saramago foi entregue durante uma cerimónia no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB).

Bruno Vieira Amaral, escritor vencedor do Prémio Literário José Saramago 2015, falou sobre a obra vencedora, enaltecendo a qualidade da escrita de Gallo: “é mão cirúrgica, aplicando incisões seguras e sábias, é mão de pintor, na pincelada criativa e intencional, é mão de maestro segurando a batuta e guiando a orquestra num crescendo de som e fúria que culmina no magistral desenlace do romance”.

A edição deste ano teve como jurados os escritores José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, João Tordo e Bruno Vieira Amaral (todos já premiados com a distinção), além de Pilar del Rio, presidente da Fundação José Saramago, Guilhermina Gomes, da Fundação Círculo de Leitores, e Nélida Piñon.

O Prémio Literário José Saramago foi instituído para celebrar o Prêmio Nobel de Literatura de 1998 ao autor de Ensaio sobre a cegueira, buscando reconhecer jovens autores dos países lusófonos.

[14/11/2022 16:10:00]