O que estou lendo: Rafael Gallo
PublishNews, Guilherme Sobota, 26/03/2024
Escritor vai lançar novo livro pela Record em 2024; ele indicou 'O ano da morte de Ricardo Reis', de José Saramago

Rafael Gallo nasceu em 1981 em São Paulo, no Brasil, e atualmente reside em Lisboa. É autor de Dor fantasma (Porto Editora/Biblioteca Azul), romance vencedor do Prêmio José Saramago 2022; Rebentar (Porto Editora/Record), romance vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, que teve nova versão publicada em 2023; e Réveillon e outros dias (Record, 2012), livro de contos vencedor do Prêmio SESC de Literatura 2012. Em 2024, será lançado seu novo livro de contos, Cavalos no escuro, pela Editora Record.

O PublishNews perguntou a Rafael Gallo o que ele está lendo, e esta foi a resposta:

"Não gosto de parecer monotemático, mas, o que se pode fazer, às vezes a vida orbita para um mesmo ponto. Me mudei para Lisboa recentemente e, antes de vir, quis escolher um livro especial para esse momento, que se relacionasse de forma mais direta com o que tenho vivido. Trouxe comigo O ano da morte de Ricardo Reis, do José Saramago, por causa das muitas ligações com essa fase da minha trajetória. Inclusive, porque – e isso foi um traço que me atraiu muito – o romance começa com a chegada de Reis em Lisboa, vindo do Brasil. Tenho tido muitas coincidências com sensações e ações do protagonista, ou com lugares por onde ele passa. É quase um jogo de realidade expandida, só que melhor. Além do mais, o romance me levou a retomar a leitura das odes de Ricardo Reis, que tenho em uma antologia do Fernando Pessoa, herdada dos tempos de universitária da minha mãe. Eu disse: é melhor do que um jogo de realidade expandida".

O ano da morte de Ricardo Reis
José Saramago
Companhia das Letras
432 p. | R$ 62,90

Sinopse da editora: Depois de uma temporada de autoexílio no Brasil, o heterônimo de Fernando Pessoa está de volta a Lisboa. O ano é 1936, e ele tem de pôr de lado sua índole contemplativa para poder se situar em meio aos acontecimentos políticos de uma Europa em ebulição.

[26/03/2024 11:15:17]