Mauricio de Sousa é homenageado pela Unesco em São Paulo
PublishNews, Redação, 25/10/2022
Desenhista brasileiro recebe reconhecimento por seu trabalho em prol da alfabetização e do estímulo de crianças à leitura

Na noite da última sexta-feira (21), o desenhista e mais famoso autor brasileiro de HQs, Maurício de Sousa, foi homenageado pela Cátedra Unesco de Leitura PUC Rio, em São Paulo. O evento aconteceu no Theatro São Pedro e o reconhecimento deu-se às ações de estímulo à leitura e a alfabetização de milhões de crianças por meio de suas obras.

No evento, apresentado por Zezé Motta, a professora doutora em Comunicação e pesquisadora internacional na área dos quadrinhos, Sonia Bibe Luyten, falou da importância da linguagem dos quadrinhos na sala de aula como ferramenta de ensino para o aprendizado em qualquer disciplina.

O escritor e presidente da Academia Paulista de Letras, José Renato Nalini, reforçou em sua fala a importância de Mauricio de Sousa ser o primeiro desenhista a ser convidado para integrar uma Academia de Letras e colocar os quadrinhos em local nobre na literatura.

A Unesco iniciou uma parceria com o Instituto Mauricio de Sousa para campanhas de estímulo à leitura. A primeira veio a público no último dia 08 de setembro, no Dia Mundial da Alfabetização, com uma história em quadrinhos da Turma da Mônica ressaltando a alfabetização como forma de inclusão e direito de todos.

Emocionado, Mauricio de Sousa falou de sua infância, quando teve seu interesse pela leitura despertado devido aos quadrinhos que seus pais levavam para casa. O autor se alfabetizou aos cinco anos de idade e, hoje, sua “medalha no peito” é saber que milhares de crianças também o fazem por meio de suas obras produzidas nestes 63 anos de carreira.

Ainda nesta semana, outro evento envolvendo a turminha: o lançamento do livro Nosso amigo com nanismo (Culturama). O evento acontecerá hoje (25) na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2.073 - São Paulo / SP) a partir das 19h. O público poderá conhecer o mais novo personagem da Turma da Mônica, Bernardo, inspirado na história real de um paciente com acondroplasia, uma doença rara e forma mais comum de nanismo. A obra faz parte da campanha Minha História Vai Além e visa conscientizar a sociedade sobre essa doença, para garantir o acolhimento e inclusão das pessoas com nanismo.

[25/10/2022 08:00:00]