
Se o local pode espelhar o global, não há dúvida de que o áudio é, ou continua sendo, a menina dos olhos da indústria livreira. Na Feira do Livro de Frankfurt – o maior encontro planetário do mercado editorial –, os eventos que têm os audiobooks como protagonistas são sinônimo de sala cheia e espectadores empolgados.
Na semana que precedeu a feira, a propósito, a masterclass do executivo Adam Fritz estava cheia de profissionais empolgados. Eles acompanharam a apresentação do chefe do Pozotron Studio (pozotron.com), um software que, por meio de inteligência artificial, torna a criação de audiolivros com voz humana “mais fácil, mais precisa e mais lucrativa”.
PublishNews - Qual é o futuro do áudio na indústria do livro?
Adam Fritz - Acho que os audiolivros continuarão crescendo, ocupando um lugar cada vez maior na indústria. Nesse processo, chama atenção a diversificação na distribuição de áudio. Veja o Spotify... Devido aos enormes avanços tecnológicos no setor, como os que observamos na Pozotron, a produção de voz tem sido mais fácil e mais veloz do que nunca. Livros que antes não eram produzidos em formato de áudio agora podem se tornar audiolivros. Continuará havendo um crescimento em todo esse mercado, globalmente falando.
PN - Como abrir caminho para inovações num mercado tão tradicional e por vezes resistente a mudanças?
AF - Antes de mais nada, é importante entender que algo “antigo” não é necessariamente ruim e que algo novo não é necessariamente bom. Dito isso, esses, digamos, dois mundos podem conviver em harmonia. Acredito que as empresas e as pessoas que estão abertas a mudanças e inovação têm mais chances de prosperar, enquanto aquelas presas aos caminhos do passado tendem a ser deixadas para trás, na medida em que a indústria inexoravelmente se transforma.
PN - Quais são as suas expectativas para esta edição da Feira do Livro de Frankfurt?
AF - Nossa agenda de reuniões está cheia, o que me faz crer que a nossa atuação por aqui será bastante produtiva. Esperamos assinar contratos com grandes novos clientes, o que ajudará a impulsionar o crescimento da Pozotron nos próximos anos.