
Eny nasceu em 1940, no Rio de Janeiro. Formou-se em pedagogia e, desde cedo, dedicou-se à educação, área na qual fez mestrado e doutorado. Foi professora alfabetizadora, coordenadora pedagógica, pesquisadora e consultora da área educacional e secretária de Educação do município de São Paulo. Em 2000, em parceria com sua filha Mônica Maluf, fundou a Editora Biruta.
Após algumas publicações para adultos nas áreas de educação e cultura, Eny se encantou pelo universo infantojuvenil, e foi valorizando a inteligência de crianças e jovens que a Biruta cresceu, ganhou inúmeros prêmios nacionais e internacionais e tornou-se referência de qualidade artística e literária. Em 2011, fundou o selo Gaivota.
Nas redes sociais, a editora Biruta homenageou sua fundadora e destacou que ao longo dos últimos 22 anos, Eny selecionou e publicou textos de autores consagrados, mas especialmente abriu espaço para novos autores e ilustradores, publicando obras que conquistaram leitores e foram reconhecidas com inúmeros prêmios.
Segundo nota à imprensa, durante toda a vida Eny foi uma mulher que lutou pelo que acreditava, “sempre de maneira bem-humorada, generosa e acolhendo todos à sua volta”. “Sua morte é uma grande perda para seus amigos e familiares e também para as áreas educacional e de literatura infantojuvenil”, completa a editora.
O velório ocorreu das 9h às 12h, no Cemitério Morumby.