Publicidade
Publicidade
Os bastidores do transporte de livros no Brasil
PublishNews, Redação, 03/10/2022
Podcast do PN conversou com Mariana Martins, fundadora da Transpo Express, que falou sobre os desafios de levar os livros para diversas regiões do país

Na semana passada, o Podcast do PublishNews conversou com duas livrarias fora do eixo Rio-SP e que relataram um problema em comum: o preço do frete. Esta semana, resolvemos abordar esse outro lado da discussão e entender como esse processo funciona. A logística do livro, o elo que liga editoras e livrarias, é uma das áreas mais importantes desse mercado, mas nem sempre muito falada.

Para dar um panorama sobre a questão das transportadoras na cadeia produtiva do livro, nossa equipe conversou com Mariana Martins, fundadora da Transpo Express, empresa de quase 30 anos de mercado e que nos últimos anos se dedica exclusivamente aos livros.

Mariana começou o bate-papo respondendo à pergunta "Quais os desafios de ter uma transportadora de livros?" e foi direta em sua resposta: "todos". Segundo ela, o mercado ainda é muito restrito – sua empresa, por exemplo, abrange São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília – e ir para outros lugares envolve altos custos. "Temos o problema do diesel altíssimo, então você vai para esses lugares e recolhe os livros, mas você não tem retorno de carga, o custo fica muito alto e repassar isso fica pior ainda, porque o editorial não aguenta mais um centavo de aumento em relação a nada", contou. Segundo Martins, a Transpo procura alternativas para ajudar seus clientes de outras regiões, mas para uma empresa que trabalha só com livros, o custo é muito alto.

Durante a conversa, Mariana falou sobre outros desafios de carregar os livros pelas estradas, da mão de obra, do fluxo de pagamento, das atitudes que poderiam ser tomadas para ajudar esse mercado, das quantidades milionárias que seus caminhões carregam pelo Brasil e dos milhões de exemplares que passam pelas suas mãos. Mas ela falou também do lado positivo: os diversos leitores que redescobriram a leitura nos últimos anos e do papel que ela e sua empresa têm de levá-los até os lares dos brasileiros.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube

Neste episódio, a partir do minuto 42:15, também temos a participação de Ricardo Costa, CEO da MBV Brasil e que com anos de experiência de viagem para Frankfurt a trabalho, dá dicas para os profissionais do livro que estarão presentes na feira deste ano. Clicando aqui você também confere algumas dicas reunidas por Ricardo para quem vai para o evento pela primeira vez.

Indicações:

A mulher rei - filme
Do que falamos quando falamos de populismo (Companhia das Letras), de Thomás Zicman de Barros e Miguel Lago
Fernão Capelo Gaivota (Record), de Richard Bach
Como defender um assassino - Netflix
Em busca de mim (BestSeller), de Viola Davis
Oprah e Viola: Um Evento Especial - Netflix

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Em 2026, a jornalista criou o Clube da Milly, projeto de leitura e formação política que une livros, debates públicos e discussões sobre feminismo, raça e economia
Recém-empossado na Academia Brasileira de Letras, escritor fala sobre seus professores, reflete sobre a crítica literária e compartilha detalhes do seu método de trabalho
Episódio especial tem participação de finalistas da 10ª edição da maior premiação do mercado editorial brasileiro
Lucas de Lucca, fundador da Editora Flyve, e Elimar Souza, editor sênior da Editora Fruto Proibido, compartilham suas experiências de inovação no setor editorial
Convidados compartilham experiências e reflexões sobre como ampliar o acesso à leitura em comunidades fora do centro
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Mercado do livro está entrando em uma era em que o ativo mais valioso não será apenas vender livros, mas organizar possibilidades de descoberta entre milhões deles
Em sua coluna mensal no PublishNews, o escritor carioca Henrique Rodrigues escreve sobre os diversos eventos literários pelo país e dá o seu recado
Em sua coluna, Lu Magalhães detalha a trajetória ainda em construção do livro 'The knot'
Em 2026, a jornalista criou o Clube da Milly, projeto de leitura e formação política que une livros, debates públicos e discussões sobre feminismo, raça e economia
Na obra de Luciane Mustafá, chorar, agradecer e ressignificar não aparecem apenas como verbos, mas como estágios emocionais inevitáveis da vida
O poeta busca com afinco uma miragem composta de palavras.
Ricardo Teixeira de Salles
Poeta brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar