Tom Hanks lança seu primeiro romance em 2023
PublishNews, Redação, 28/09/2022
Livro sai pela Penguin Random House em maio e conta a história de uma superprodução de Hollywood fictícia, inspirada num gibi que conta a história de um soldado na Segunda Guerra

Tom Hanks | © Divulgação Columbia Pictures
Tom Hanks | © Divulgação Columbia Pictures
Há muito tempo que o anúncio de um novo romance, cerca de oito meses antes de sua chegada às livrarias, causa tanto rebuliço quanto The making of another motion picture masterpiece. Depois da divulgação feita no fim da tarde desta terça-feira (27) pela Penguin Random House, o primeiro romance escrito pelo ator americano Tom Hanks foi notícia em praticamente todos os veículos que cobrem literatura e cinema, e também nos principais jornais pelo mundo.

Na verdade, esta é a segunda vez em que Hanks se aventura no mundo dos livros. Ele publicou uma coleção de contos em 2017, Tipos incomuns. Mas, enquanto naquela oportunidade deu várias entrevistas classificando aqueles textos curtos como "tentativas razoáveis de alguém que gosta de ler e escrever”, desta vez sua editora está descrevendo o novo livro como "descontroladamente ambicioso".

O título praticamente entrega o que é o enredo. Na tradução livre, ele se chama “A realização de mais uma obra-prima do cinema”. A história abrange 80 anos e já foi revelado que ela se encerra com a estreia de um filme baseado em uma história de quadrinhos. Pelo que foi possível entender, a partir do que foi divulgado, o romance começa com um soldado que volta para os EUA depois da guerra, em 1947, até sua vida inspirar um gibi e, posteriormente, uma superprodução em Hollywood.

Além do soldado com trauma da guerra, os personagens incluem um menino com dom artístico, um diretor inspirado e excêntrico, uma estrela de cinema vaidosa em ascensão e um assistente de produção que quer subir na indústria do cinema a qualquer custo.

Sobre o tema, Hanks, que ganhou duas vezes o Oscar de Melhor Ator, pelos filmes Filadélfia e Forrest Gump, fez uma declaração sobre o tema do livro. “Fazer um filme é um trabalho muito árduo por um longo período de tempo, que consiste em tantos momentos de alegria contra um número igual de sentimentos de repugnância. É o maior trabalho do mundo e o mais confuso que eu conheço."

O romance será publicado pela Penguin Random House e o lançamento está agendado para 09 de maio de 2023 nos EUA e no Reino Unido. O livro de contos de Hanks, Tipos incomuns, foi lançado no Brasil em 2018 pela Arqueiro.

[28/09/2022 11:00:00]