CBL e Theatro Municipal de SP reúnem premiados do Jabuti
PublishNews, Redação, 21/09/2022
Sueli Carneio abre a programação 'Encontro com autores' nesta sexta (23); série de eventos gratuitos terá nomes como Ignácio de Loyola Brandão, Mário Magalhães e Drauzio Varella

Sueli Carneiro | © Divulgação
Sueli Carneiro | © Divulgação
Começa nesta sexta-feira (23) a série Encontro com autores, uma iniciativa conjunta da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Theatro Municipal de São Paulo. A proposta é diversificar as linguagens apresentadas na programação da casa e aproximar relevantes escritores contemporâneos e seus leitores, em debates informais sobre suas obras.

“Uma série de encontros e debates com autores é uma forma de incentivar a troca de ideias entre escritores indicados e premiados pelo Jabuti nos últimos anos. Dessa forma, temos um mosaico representativo da produção literária intelectual brasileira recente em toda a sua diversidade”, afirma o presidente da CBL, Vítor Tavares. O Jabuti, premiação mais destacada do calendário literário do país, é organizado pela CBL.

A homenageada como Personalidade Literária em 2022 pelo Jabuti, Sueli Carneiro [foto], é a primeira convidada da série, numa conversa com mediação do editor Marcos Marcionilo, curador do prêmio na edição deste ano. O encontro deve durar uma hora, no Salão Nobre do Theatro. Como em toda a série, os ingresso são gratuitos, distribuídos na bilheteria uma hora antes do evento. O Municipal está localizado na Praça Ramos, no Centro de São Paulo.

“É uma honra recebermos a Sueli Carneiro para a abertura desta série e promover reflexões com autores contemporâneos. O Municipal é espaço de múltiplas linguagens, historicamente propício a abarcar importantes debates da sociedade e reiterar essa vocação de promover movimento e oxigenação de ideias tão fundamentais nos tempos atuais”, diz Andrea Caruso Saturnino, diretora-geral do Complexo Theatro Municipal.

Sobre a convidada da estreia, vale lembrar que o Jabuti, em sua 64ª edição, decidiu homenagear pela primeira vez uma personalidade que não é ficcionista. Declarando-se uma intelectual orgânica, Sueli se coloca em confronto aberto com os nós históricos de uma sociedade que se declara democrática, harmônica e mestiça, em vez de racista. Militante feminista e antirracista, ela é coordenadora executiva do Geledés – Instituto da Mulher Negra, editora do portal Geledés e presidente do conselho deliberativo do Fundo Baobá para Equidade Racial.

Eis aqui a programação completa do Encontro com autores, que terá sempre mediação de um integrante do grupo de curadores do Jabuti.

23 de setembro, sexta-feira, 18h
"As lutas e vitórias de Sueli Carneiro"
Encontro com a intelectual mediado por Marcos Marcionilo. Autora de livros como Escritos de uma vida, ela repassará momentos marcantes de sua trajetória e também comentará assuntos urgentes da atualidade.

06 de outubro, quinta-feira, 18h
"Caminhos distópicos"
Encontro de Ignácio de Loyola Brandão e Felipe Castilho, com mediação de Luiz Trigo. Autores de gerações distintas, Loyola, autor de Zero e Não verás país nenhum, e Castilho, autor de A ordem vermelha e Serpentário, são referências quando o assunto é distopia na literatura brasileira.

19 de outubro, quarta-feira, 18h
"Ouça minha voz, leia minha letra"
Encontro de Amara Moira, Monique Malcher e Eliane Potiguara, com mediação de Bel Santos Mayer. Caminhos da criação literária e ativismo vão se misturar nessa conversa entre autoras de destaque na literatura contemporânea. Amara é autora de, entre outros, E se eu fosse puta; Monique venceu o Jabuti de 2021 na categoria Contos com Flor de gume; e Eliane Potiguara é referência na arte produzida por indígenas.

04 de novembro, sexta-feira, 18h
"A informação entre milícias e guerrilhas"
Encontro de Bruno Paes Manso e Mário Magalhães, com mediação de Marcos Marcionilo. Os dois jornalistas têm trabalhos de fôlego que já renderam dois troféus no Jabuti na categoria Biografia e Reportagem. Magalhães ganhou em 2013 com Marighella, o guerrilheiro que incendiou o mundo, e Manso ficou com o prêmio em 2021, por conta de República das milícias: dos esquadrões da morte ao governo Bolsonaro.

09 de novembro, quarta-feira, 18h
"Uma história de muitas vidas"
Encontro com Drauzio Varella, com mediação de Rodrigo Casarin. Varella conquistou o respeito e admiração do grande público ao compartilhar numa linguagem acessível todo o seu conhecimento sobre o universo da saúde. Como escritor, venceu o Jabuti na categoria Não Ficção em 2000, com Estação Carandiru.

[21/09/2022 09:00:00]