Megafauna faz leituras dramáticas contra tiranos
PublishNwws, Redação, 09/09/2022
A livraria paulistana abre neste sábado (10) a série de performances 'Temporada cona a tirania', do grupo Teat(r)o de Encruzilhada, baseadas em obras selecionadas pela curadoria da loja

Livraria Megafauna © Divulgação
Livraria Megafauna © Divulgação
A partir de livros que retratam tiranos, dos mais clássicos aos contemporâneos, começa na livraria Megafauna (Edifício Copan - Av. Ipiranga, 200, loja 53, Centro - São Paulo / SP) a Temporada contra a tirania. O evento é uma série de leituras dramáticas realizadas pelo grupo Teat(r)o de Encruzilhada. A primeira leitura, a partir de Ricardo III, de William Shakespeare, será apresentada neste sábado (10), às 15h30.

A série dá prosseguimento ao projeto da Megafauna que propõe reflexão sobre um tema a partir de uma seleção de livros. Temporada contra a tirania fala sobre o exercício cruel e perverso do poder. Até outubro, a cada semana um livro selecionado pela curadoria da Megafauna terá a leitura dramática do grupo, com direção de cena de Camila Mota. A livraria também terá sua vitrine ocupada, assim como sua fachada. com uma intervenção artística de Laura Vinci.

O Teat(r)o de Encruzilhada é um teatro de invenção, que se define como “um viveiro para fermentação de multiartistas, tecnoartistas, poetas, cientistas, atores, atrizes, videógrafos e todas as pessoas interessadas nos rituais de teatro total como fio condutor da insurreição de corpos plugados no desejo de fazer junto”.

A peça Ricardo III está inserida no que os críticos chamam de “teatro histórico” de Shakespeare, no qual o autor utiliza personagens, lugares e eventos verídicos para criar uma história de ficção. A peça contra as maquinações conspiratórias de Ricardo, duque de Gloucester, que deseja tomar o trono inglês. Foi publicada pela primeira vez em 1597.

[09/09/2022 10:30:00]