Apanhadão da semana: noticiário sobre livros é sufocado por outros assuntos
PublishNews, Redação, 09/09/2022
Bicentenário, Rock in Rio e a rainha Elizabeth tomam conta dos grandes jornais. A Folha publica uma única resenha na semana, a autobiografia da atriz Viola Davis, 'Em busca de mim'

Viola Davis © Divulgação
Viola Davis © Divulgação
Em uma semana com bicentenário da Independência, a reinauguração do Museu do Ipiranga, o Rock in Rio e a morte da rainha Elizabeth, praticamente sumiu o espaço para o mundo literário nos jornais da chamada “grande imprensa”.

A Folha trouxe resenha de Vanessa de Oliveira para a autobiografia da atriz americana Viola Davis [foto], Em busca de mim (BestSeller). Doutora em Ciências Sociais e professora na Universidade Mackenzie, ela sugere que Viola pode encarnar o epítome da resistência da mulher negra, em seu relato sem filtros de violência e abusos, da infância pobre ao estrelato em Hollywood. Segundo a resenhista, a biografia “asfixia ao escancarar o racismo e a humilhação”.

O Estadão destacou a morte do agente literário americano Sterling Lord, aos 102 anos. Ele entrou para a história ao batalhar por anos até conseguir um editor disposto a publicar On the road, de Jack Kerouac, marco do movimento beatnik e de toda a literatura americana. Ele foi agente de Ken Kesey, autor de Um estranho no ninho, e do livreiro e escritor beat Lawrence Ferlinghetti. Lord lançou o escritor Nicholas Pileggi, autor de Wiseguy, e arranjou produtores para levar o romance ao cinema, no longa Os bons companheiros, dirigido por Martin Scorsese.

Também no Estadão, a colunista Maria Fernanda Rodrigues falou de Quando eu voltar a ser criança (Summus), ficção do pedagogo polonês Janusz Korcazk (1879-1942), que morreu em campo de concentração nazista com 200 internos de seu orfanato. Ela classifica o livro como leitura obrigatória para quem convive com crianças. Publicado originalmente 1926, o livro toca num tema que é tão urgente hoje como era há quase um século: os direitos das crianças. No enredo, um professor desencantado com a vida adulta se encontra com um gnomo que lhe concede um desejo: voltar à infância. Para a colunista, é um ponto de partida singelo, mas o resultado é profundo e pode ser transformador.

No Globo, Ancelmo Gois informou que a estreia da série de streaming Senhor dos anéis: os anéis do poder fez disparar a procura por livros de J.R.R. Tolkien. Na lista dos 50 títulos em alta na Amazon no Brasil, 17 títulos são do autor britânico, editado no Brasil pela HarperCollins. O hobbitt ocupa a quinta colocação no ranking . A nova série televisiva traz episódios que se passam anteriormente às aventuras descritas na trilogia O senhor dos anéis, maior obra de Tolkien.

Tags: Apanhadão
[09/09/2022 09:00:00]