Rumos Itaú Cultural anuncia selecionados da 20ª edição com 10% dos projetos no eixo literatura
PublishNews, Redação, 06/05/2024
Valor investido pelo Itaú Cultural no projeto de fomento é de aproximadamente R$ 8,5 milhões

Com novo formato focado em projetos de criação artística relacionados à arte e à cultura brasileiras, a 20ª edição do Rumos Itaú Cultural, um dos mais importantes editais privados do Brasil, anunciou nesta segunda-feira (6) os 100 projetos selecionados. Foram 9.389 projetos recebidos de todo o país, e os selecionados abrangem todos os 26 estados e o Distrito Federal, e 10% deles estão no eixo literatura. O valor investido pelo Itaú Cultural no projeto é de aproximadamente R$ 8,5 milhões.

Segundo o Itaú Cultural, entre a ampla diversidade de propostas, neste ano despontam temas intergeracionais, ampliam-se os assuntos que tratam de questões LGBTQIAPN+ – com especial atenção para a seleção de proponentes trans –, de temáticas raciais – principalmente de negritude e indígenas – e de cultura periférica.

Em uma inflexão na distribuição nacional de propostas recebidas e selecionadas, a região Nordeste, com 23,4% dos inscritos, é a que soma mais contemplados: 41%, do total. Na sequência está o Sudeste, totalizando 29% dos selecionados – para 53,3% de inscritos – e o Norte, com 12% projetos escolhidos e 5,2% das inscrições.

Considerando os estados com maior número de contemplados, o Rio de Janeiro desponta na frente com 13% do total. Trata-se de uma variação pequena em relação aos seguintes: Bahia e São Paulo com 12%, cada um, e Pernambuco, 11%. Pelo menos 28% dos projetos selecionados são de cidades do interior dos estados, 5% do Distrito Federal e 67% têm origem nas capitais.

“Os dados desta edição comprovam que estamos sensíveis às questões fora do eixo sudestino. É um trabalho gradual que, aos poucos, vai gerando resultados”, observa Jader Rosa, superintendente do Itaú Cultural. “Pensando em um panorama ampliado, as variadas ações que desenvolvemos – por exemplo, as caminhadas para tirar dúvidas do edital e manter o diálogo com o público, as ofertas de programas de formação para o desenvolvimento de artistas e agentes culturais, entre outras – impactam o resultado que vemos agora”, conclui.

O segmento audiovisual foi o que teve mais projetos selecionados, 18% do total. De teatro são 16%; 14% de música e de artes visuais; e 10% de literatura, só para mencionar os cinco primeiros. Como se vê em todas as edições, as temáticas apresentam grande diversidade, desta vez, chamou a atenção a chegada de mais projetos intergeracionais – são 13, vindos de São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Amapá, Piauí, Rio de janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

Outros 18 projetos (BA, RJ, SP, PA, AM, CE, MA, PR, PE e SE) referem-se a temas LGBTQIAPN+. Nesta edição, por exemplo, seis proponentes selecionados – e inscritos como pessoa física – se declararam pessoas trans. Ainda, 57 visam assuntos raciais: 38 voltam-se para a negritude, 15 para a indígena e quatro para a asiática. Também se observa a chegada de mais projetos referentes às culturas periféricas, nove no total.

“O resultado desta edição do Rumos representa toda a diversidade de projetos que foram inscritos e, mais uma vez, demonstra afinidade com as questões contemporâneas que estão no centro dos debates”, diz Valéria Toloi, gerente de Formação do Itaú Cultural. “A mudança de foco do edital permite que o artista tenha espaço para criar e isso se reflete na lista final, com projetos que vão da elaboração de roteiro, montagem de espetáculos, gravações de discos".

Formato

Nesta edição o Rumos passou a aceitar somente projetos de criação artística relacionados à arte e cultura brasileiras – quaisquer ações ou etapas criativas para o desenvolvimento do projeto que pode ser concebido em qualquer tipo de suporte, formato ou mídia, nas seguintes linguagens: arte e tecnologia, artes visuais, design, arquitetura, moda, gastronomia, audiovisual, circo, dança, literatura, performance, música, teatro, games e HQ.

Seleção

A forma de seleção dos projetos desta edição foi mantida em três etapas. A primeira, foi a de avaliação. Neste momento, todas as inscrições válidas foram analisadas pelos integrantes da comissão de avaliação do Rumos Itaú Cultural. Coube a eles avaliarem os projetos que atendem, em parte ou integralmente, os critérios norteadores do programa.

Na segunda etapa, a de seleção, todos os trabalhos aprovados anteriormente foram analisados pela comissão de seleção, considerando a singularidade (criatividade, inovação, experimentação e contemporaneidade), relevância, (abrangência, potencialidade, referência e representatividade) e consistência (conceituação e viabilidade). Por fim, os projetos selecionados ali, passaram pela etapa de viabilidade técnica, jurídica e orçamentária.

  • Confira os selecionados nos eixos literatura e HQ no Rumos Itaú Cultural 2024:

25. Da Macega à Makaia – abrindo caminhos na tradução do falar negro de terreiro (Ricardo de Moura)

Belo Horizonte – Minas Gerais
Região impactada: Minas Gerais
Tema: Literatura

27. Depois de mim não haverá nada (Bárbara Pereira Mançanares)

Eunápolis – Bahia
Região impactada: Bahia, Minas Gerais e Pernambuco
Tema: Literatura

40. Foi um jeito de derreter (Jessica Brisola Stori)

Curitiba – Paraná
Região impactada: Paraná
Tema: Literatura

42. Fotomisantropia (romance epistolar gráfico) (Luisa Bruno Lopes de Abreu Lima)

Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
Região impactada: Rio de Janeiro
Tema: Literatura

67. O INTERIOR DO INTERIOR DA MINHA AVÓ (REGINA AZEVEDO)

Natal – Rio Grande do Norte
Região impactada: Rio Grande do Norte
Tema: Literatura

70. O MUNDO FORA DA PEDRA (Papo Amarelo Produções Cinematográficas)

Recife – Pernambuco
Região impactada: Mato Grosso e Pernambuco
Tema: Literatura

83. Rua da Frente - o romance (Euler Lopes Teles)

Aracaju – Sergipe
Região impactada: Sergipe
Tema: Literatura

91. Tinta da Bahia - romance (Luciany Aparecida Alves Santos)

Salvador – Bahia
Região impactada: Bahia
Tema: Literatura

95. Trilogia sobre a Velhice - escrita do Terceiro Livro (Dayse Torres)

Campinas – São Paulo
Região impactada: São Paulo
Tema: Literatura

98. Venha ver a revoada: projeto de criação aberta de romance sobre migração brasileira no Japão (Rafaela Tavares Kawasaki)

Curitiba – Paraná
Região impactada: Paraná e Japão
Tema: Literatura

07. A luta inglória de Vânia contra o mar (Boa Hora)

Olinda – Pernambuco
Região impactada: Pernambuco
Tema: HQ

60. Morro do Criminoso: uma história sobre heranças e diálogos (Mayara Barbosa Silva)

Campo Grande – Mato Grosso do Sul
Região impactada: Mato Grosso do Sul
Tema: HQ

61. Mundaréu (Criação de história em quadrinhos sobre impactos ambientais) (Álvaro Maia)

Palmas – Tocantins
Região impactada: Tocantins
Tema: HQ

63. Nação (Maria Clara Guiral)

São Paulo – São Paulo
Região impactada: São Paulo
Tema: HQ

69. O Leilão (Débora Cristina Lima dos Santos 03569562379)

Fortaleza – Ceará
Região impactada: Ceará
Tema: HQ

82. Rocha Navegável (volumes II e III) (FABIO JOSE RIOS DA COSTA)

Salvador – Bahia
Região impactada: Bahia
Tema: HQ

85. Sob o Signo Ancestral (Daniel Cesart)

Salvador – Bahia
Região impactada: Bahia
Tema: HQ

89. Territórios Compartilhados: Antologia Indígena em Quadrinhos (Eá Borum)

Paraty – Rio de Janeiro
Regiões impactadas: Rio de Janeiro
Tema: HQ

[06/05/2024 10:30:00]