Os finalistas do Booker Prize 2022
PublishNews, Talita Facchini, 08/09/2022
Com divisão igualitária entre homens e mulheres, importante prêmio literário anunciou os seus seis finalistas. Garner, Strout e Bulawayo continuam na disputa. Vencedor será conhecido em 17/10.

O Booker Prize anunciou os seis finalistas da sua edição de 2022, que continuam na disputa pelo prêmio de £ 50 mil. Os seis autores selecionados representam cinco nacionalidades diferentes e quatro continentes, com uma divisão igualitária de homens e mulheres. Além disso, metade da lista é publicada por editoras independentes.

Outro ponto em comum entre os selecionados são os temas de suas obras. Os juízes observaram que a maioria da lista é inspirada em eventos reais, desde a guerra civil no Sri Lanka e a queda de Mugabe até o escândalo das lavanderias Madalena e o assassinato de Emmett Till.

Alan Garner, que completa 88 anos em outubro, continua na disputa com a obra Treacle Walker, que explora a improvável amizade entre um menino introspectivo e um curandeiro errante que um dia aparece em um pântano. Os juízes disseram que o livro “é um vislumbre misterioso, lindamente escrito e comovente do trabalho profundo de ser humano”.

A autora do Zimbábue NoViolet Bulawayo foi selecionada com o livro Glory, que se passa em um país fictício de animais que foram colonizados e governados por um poder tirânico e absoluto. Depois que eles foram libertados, seu novo líder também se recusou a deixar o poder. Bulawayo já foi selecionada para o Booker Prize em 2013 com Precisamos de novos nomes (Biblioteca Azul).

Contando a história de uma série de assassinatos na zona rural do Mississippi e que ecoam eventos acontecidos há 65 anos, a obra The trees, escrita por Percival Everett ,também está entre os finalistas. Segundo o júri, a obra é como “uma dança da morte com piadas – horríveis e uivantes – que faz perguntas sobre história e justiça e não permite uma única resposta fácil”.

A iraniana Claire Keegan segue na disputa com Small things like these, uma breve história com apenas 116 páginas. O livro é ambientado em 1985 em uma cidade irlandesa e segue um comerciante de carvão e madeira confrontado com o passado.

The seven moons of Maali Almeida, do escritor do Sri Lanka Shehan Karunatilaka, é outro que figura entre os finalistas. A obra segue a busca da vida após a morte do protagonista para descobrir quem o assassinou.

E, para completar a lista, a americana Elizabeth Strout e seu livro Oh William!, que começa com um encontro casual que reúne a recém-viúva Lucy Barton com seu primeiro marido. Uma obra que reflete sobre o casamento, família, amor e solidão. Strout tem duas obras publicadas por aqui: Meu nome é Lucy Barton – que tem a mesma protagonista dessa nova obra – e Entre irmãos, ambos editados pela Companhia das Letras.

O vencedor será conhecido no dia 17 de outubro.

Tags: Booker Prize
[08/09/2022 08:00:00]