O 17º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) começa neste sábado (03), com o objetivo de trazer ao público, até o dia 11 de setembro, discussões relevantes sobre literatura, música e temas atuais, lançamentos de livros, oficinas, shows e diversos autores e convidados especiais.
Ao todo, o evento realizará 184 atrações culturais, tendo como expectativa de público a recepção de cerca de 80 mil pessoas.

Durante a abertura do evento, será assinado um protocolo para a realização do Mapeamento da Cadeia Produtiva do Livro de Minas Gerais. A iniciativa formaliza a criação da União Literária de Minas Gerais, uma iniciativa formada por Gisele Ferreira, curadora e idealizadora do Flipoços, Marcus Ferreira, diretor geral da Bienal Mineira do Livro, e Humberto Paes Leme, gestor da Elicer – Encontro Literário do Cerrado (triângulo mineiro).
O movimento tem como objetivo criar e fortalecer algumas pautas importantes como: roteiro literário estadual; pesquisa/estatística sobre o impacto dos eventos na economia; alinhamento junto à entidades estatais e privadas mineiras para respaldo e apoio a essas iniciativas literárias; investimento das Secretarias Estaduais de Educação e Cultura nos programas de vales-livros para as escolas estaduais da regiões envolvidas; estímulo às publicações de autores/as mineiros em estados brasileiros; entre outras.

Na extensa programação, vale destacar a mesa Festivais Literários de Norte a Sul – literaturas, culturas e convergências, marcada para 10 de setembro, às 10h. A primeira edição dessa mesa aconteceu na programação da Casa PublishNews na Flip de 2017 e, desde então, os curadores dos principais eventos literários do país se reúnem para trocar experiências e falar sobre seus projetos.

Clique aqui para conferir a programação completa do Flipoços 2022.