Tudo (quase) pronto na Casa PublishNews
PublishNews, Redação, 26/07/2017
Com programação de debates sobre os temas mais relevantes para a indústria do livro e happy hours diários, a Casa PublishNews chega ao seu terceiro ano em Paraty

Marcelo Marques dando os últimos retoques nas fotos que compõem a exposição 'Henri Cartier-Bresson: fotógrafo' que o Sesi SP trouxe para Paraty | © Maju Alves
Marcelo Marques dando os últimos retoques nas fotos que compõem a exposição 'Henri Cartier-Bresson: fotógrafo' que o Sesi SP trouxe para Paraty | © Maju Alves

Está quase tudo pronto em Paraty para a Flip 2017. Na Casa PublishNews, os preparativos já estão avançados. Durante o dia de ontem, a equipe ergueu banners, sumiu com móveis para dar espaço para a área de debates e levantou a exposição de fotos de Henri Cartier-Bresson, que já ocupa as paredes casa.

Um time de primeiríssima estará nas 15 mesas que compõem a programação da casa nesse ano. Nesses debates, vão ser discutidos os assuntos mais relevantes para o mundo do livro, desde, apresentando não só um panorama da indústria do livro no país, mas também traçando tendências e possíveis caminhos para o futuro. No fim de cada dia, como não poderia deixar de ser, a casa se transforma no ponto de encontro do mercado, com happy hours diários – patrocinados por International Paper, RR Donnelley e Metabooks – e com a cerveja por nossa conta.

Com novo endereço, Casa PublishNews ocupa o número 13 da Rua do Comércio, logo atrás da Igreja da Matriz | © Maju Alves
Com novo endereço, Casa PublishNews ocupa o número 13 da Rua do Comércio, logo atrás da Igreja da Matriz | © Maju Alves

Nesse ano, estamos de endereço novo, na Rua do Comércio, 13, logo atrás da Igreja Matriz, palco dos debates oficiais do evento e para abrir a programação, logo mais, às 18h30, acontece o já tradicional Happy Hour da Feira do Livro de Frankfurt e da Metabooks, plataforma alemã de gerenciamento de metadados. É a chance de abrir, com o pé direito, os trabalhos dessa Flip, encontrando os principais atores do mercado editorial brasileiro.

A programação de mesas efetivamente começa na quinta-feira (27). Das 11h30 às 12h30, a mesa Livros que viajam vai debater os principais desafios e oportunidades para se levar a literatura brasileira para o exterior. O debate, mediado por Simone Paulino (Nós), contará com a participação de Marifé Boix, vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt; Leonardo Tonus, professor da Universidade de Sorbonne e organizador do festival europeu Printemps Littéraire Brésilien, e Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, representando a Câmara Brasileira do Livro e o Brazilian Publishers.

Muito se fala da Amazon, mas a verdade é que o mercado de livros é muito mais amplo do que sugere a vã filosofia de Seattle. A partir das 14h, Camila Cabete (Kobo), Cindy Carvalho (Bookwity), Raphael Secchin (Bibliomundi) vão demonstrar isso na mesa Pensando fora da Amazon, que contará com a mediação de Carlo Carrenho. Juntos, eles vão mostrar o que outras empresas estão fazendo tanto no Brasil quanto no exterior.

Na sequência, das 15h às 16h, representantes do Sesc, Sesi, Senac e Senai vão falar sobre a atuação dessas organizações na edição de livros, evidenciando qual o papel das entidades na produção editorial brasileira, suas estratégias e quais as suas peculiaridades. Participam dessa mesa Rodrigo Faria e Silva (Sesi-SP Editora e Senai), Marcos Lepiscolo (Sesc-SP Edições) e Jeane Passos (Editora Senac São Paulo), com mediação de Leonardo Neto, editor do PublishNews.

Ainda na quinta-feira, a partir das 16h30, a mesa A arte de fazer livros vai mostrar a importância que as indústrias gráfica, de papel e as empresas de produção editorial têm na cadeia do livro. Nessa mesa, os participantes vão apresentar ainda uma surpresa para os presentes. Quem viver verá. Na mesa estarão: Luis Carlos Lopes (RR Donnelley), Tayla Monteiro (International Paper) e Silvia Rebello (BR75), com mediação de Carlo Carrenho.

Esquentando para o Happy Hour do Avena, que na quinta é patrocinado pela International Paper, fabricante do Papel Chambril Avena, o escritor Eduardo Alves da Costa abre uma novidade da programação da Casa PublishNews, o Papo de Boteco. Em uma conversa informal com o seu editor, Rodrigo Faria e Silva, o autor do clássico No caminho, com Maiakóvski, vai falar sobre a sua obra, que está sendo resgatada pela Sesi-SP. A mesa começa às 18h. A partir das 18h30, a cerveja já estará liberada para o primeiro Happy Hour do Avena.

A programação de sexta-feira (28) será aberta com a mesa Estatística também é literatura: os números do mercado, a partir das 11h30. Mariana Bueno, pesquisadora da Fipe; Ismael Borges, gestor do Bookscan, e Marcos Pereira, presidente do SNEL, vão debater com Carlo Carrenho as estatísticas e números da indústria. A partir das 14h, especialistas em impressão por demanda, livros digitais e audiolivros vão participar da mesa As velhas novas tendências: POD, e-books & afins. Carlos Henrique de Carvalho (BookPartners / OndBooks), Raphael Sechin (Bibliomundi) e Eduardo Albano (Ubook) vão tentar responder se essas tendências são parte do passado ou do futuro e quais as oportunidades que elas trazem para editores e livreiros. A mesa será mediada por Bruno Mendes, do #coisadelivreiro.

Mesa 'Lista dos mais vendidos: como eu cheguei lá' que rolou na entrega do Prêmio Avena, terá repeteco na Flip | © Eduardo Conte
Mesa 'Lista dos mais vendidos: como eu cheguei lá' que rolou na entrega do Prêmio Avena, terá repeteco na Flip | © Eduardo Conte
Na entrega do Prêmio Avena PublishNews, em março, ficou um gostinho de “quero mais” quando Leonardo Neto encerrou o bate-papo com marqueteiros do setor, sobre livros mais vendidos. Então, resolvemos retomar a conversa e falar de novo sobre essa eterna busca por emplacar livros nas listas. A mesa, que terá a participação de Bruno Zolotar (Record), Gerson Ramos (Planeta) e Daniela Kfuri (HarperCollins), acontece entre 15h e 16h.

O termo “descobertabilidade” é recorrente nos editoriais do PublishNews. Como fazer com que livros apareçam no radar do seu público-alvo é apontado como um dos grandes desafios da indústria na atualidade. Sabendo dessa importância, o PublishNews preparou a mesa “Descobertabilidade” – ou a arte de encontrar o livro da capa azul, que terá a participação de Ricardo Costa (Metabooks), Viviane Lordello (Skoob), Jorge Sette (Bookwitty), Marcelo Gioia (Bookwire), com mediação de Bruno Zolotar. A mesa acontece das 16h às 17h.

Jacques Fux, um dos destaques da programação oficial da Flip, será o convidado especial do Papo de Boteco da sexta-feira. Das 18h às 18h30, o matemático e escritor mineiro, autor de Meshugá, vai bater um bate-papo com Leonardo Neto, antes de tomar uma cerveja com a gente. O segundo Happy Hour do Avena acontece das 18h30 às 20h30.

Encerrando o dia, acontece a Festa do Policarpo, a partir das 22h, na Praia do Pontal. A Festa é aberta a todos os profissionais do livro e assinantes do PublishNews que estejam em Paraty. A festa é absolutamente democrática e a entrada – se é que dá para chamar pisar na areia de “entrada” – é franca. O PublishNews pede apenas que os interessados manifestem seu interesse ou confirmem sua presença na página do evento no Facebook.

No sábado (29), curadores de importantes eventos literários fora do eixo Rio-São Paulo e Leonardo Tonus, curador do festival europeu Printemps Littéraire Brésilien, participam da mesa Eventos e ventos literários: um giro pelo Brasil passando por Paris. Além de Tonus, estarão na mesa Fabiane Burlamaque (Jornada de Passo Fundo), Rogério Robalinho (Bienal de Pernambuco), Carlito Lima (Festa Literária de Marechal Deodoro - Flimar) e Afonso Borges (Fliaraxá). A mediação da mesa, que acontece das 11h30 ao meio dia e meia, será de Leonardo Neto.

Das 14h às 15h, uma nova leva de curadores, desta vez, dos principais prêmios literários brasileiros. Luiz Armando Bagolin (Jabuti), Sandra Espilotro (Prêmio SP), Henrique Rodrigues (Prêmio Sesc de Literatura), Ricardo Garrido (Prêmio Kindle) e a escritora Paula Fábrio, ganhadora do Prêmio São Paulo de Literatura, participam, ao lado da editora Raquel Cozer (Planeta), da mesa Reconhecendo quem reconhece: os prêmios literários brasileiros.

Todo mundo sabe que o que acontece em Brasília pode afetar a vida de todos os brasileiros. Sabendo disso, o PublishNews preparou a mesa Enquanto isso em Brasília: o livro e as políticas públicas, que vai reunir, entre 15h e 16h, a senadora Fátima Bezerra, que lidera a Frente Parlamentar Mista de Defesa do Livro; Cristian Brayner, titular do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Ministério da Cultura, e Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL). A mediação fica por conta do nosso colunista Volnei Canônica (Quindim).

Paraty se prepara para mais uma Flip |© Lampiao3 / Wikicommons
Paraty se prepara para mais uma Flip |© Lampiao3 / Wikicommons

Um dos momentos mais divertidos da edição passada da Casa no ano passado, a mesa com os colunistas do PublishNews, volta à programação nesse ano. Das 16h30 e 17h30, as melhores cabeças do mercado editorial brasileiro vão falar sobre tudo e mais um pouco. É a chance de quem ainda não conhece, ver face-to-face, ao vivo e a cores, os nossos colunistas. Camila Cabete, Henderson Fürst, André Palme, Bruno Mendes, Estevão Ribeiro, Volnei Canônica, Julio Silveira e Daniela Kfuri já confirmaram presença. A mediação será feita por Leonardo Neto.

Os ganhadores das duas primeiras edições do Prêmio Jovens Talentos se encontrarão em Paraty para encerrar a programação do Papo de Boteco de 2017. A partir das 18h, João Varella (Lote 42), Lilia Zambon (Companhia das Letras), Gustavo Faraon (Dublinense) e Joana de Conti (Bookwire) vão bater um papo descontraído com Carlo Carrenho. A partir das 18h30, o último Happy Hour, patrocinado pela RR Donnelley, encerra a programação da Casa. Porque, afinal e com o perdão do trocadinho, a última impressão é a que fica.

Tela do Desafio Seppo PublishNews
Tela do Desafio Seppo PublishNews
Durante todos os dias do evento, está lançado o Desafio Seppo PublishNews, que dará aos participantes desafios que são revertidos em pontos. Os vencedores ganharão, no domingo, prêmios como uma cesta de livros, camisetas e outros brindes.

A realização da Casa PublishNews só é possível graças aos nossos parceiros, que neste ano são: as plataformas Metabooks, de metadados; Bibliomundi, de distribuição de livros digitais, e Bookwitty, de recomendação e venda de livros; a Sesi-SP Editora e Edições Sesc-SP; a gráfica RR Donnelley e a distribuidora BookPartners, que vai apresentar o seu serviço de impressão por demanda, a OnDBooks. A programação completa pode ser acessada clicando aqui, e o perfil de cada um dos convidados pode ser conferido aqui.

[26/07/2017 09:45:00]