Laura Alcoba discute obra memorialista em live
PublishNews, Redação, 04/08/2022
Autora argentina conversa hoje sobre 'A casa dos coelhos', às 17h, com a historiadora Natalia Bravo, dona da Paris de Histórias, editora que lança o título no Brasil; o livro fala dos Montoneros, grupo militante clandestino

Laura Alcoba | © Divulgação Éditions Gallimard
Laura Alcoba | © Divulgação Éditions Gallimard
A editora Paris de Histórias, criada por Natalia Bravo para oferecer ao público brasileiro um quadro amplo da literatura contemporânea em língua francesa, faz no fim de tarde desta quinta-feira (04), às 17h, uma live pelo Zoom para o lançamento de A casa dos coelhos (128 pp, R$ 45), de Laura Alcoba [foto]. Autora e editora discutem a obra, como mediação de Aline Aimée, do Leia Mulheres RJ.

Argentina radicada em Paris, Laura Alcoba coloca no livro memórias de infância para resgatar momentos difíceis em que ela morava com a mãe e outros militantes Montoneros na periferia de La Plata. Através do olhar infantil, o leitor é apresentado a um cotidiano tenso e cheio de renúncias e incertezas do grupo de jovens idealistas que cumprem as atividades da organização clandestina enquanto se preocupam em continuar vivos.

"A necessidade de não levantar suspeitas, a vigilância constante, de si e dos outros, a relação cautelosa com os vizinhos, o controle absoluto dos mínimos gestos, das ações mais corriqueiras, atravessam o texto, ao mesmo tempo em que nos atravessam e nos tocam, como leitores", conta Natalia.

"A rigidez dos códigos e das normas a que são submetidos os Montoneros, num contexto em que o golpe de Estado é iminente, parece ainda mais difícil quando imposta a uma criança, de quem se exige o mesmo comprometimento, a mesma dedicação, a mesma compreensão da gravidade da situação vivida", complementa a editora e historiadora.



[04/08/2022 09:00:00]