Troféu Angelo Agostini abre votação popular
PublishNews, Redação, 29/07/2022
Formulário para eleger os vencedores do tradicional prêmio dos quadrinhos brasileiros está disponível on-line até 07 de agosto; a disputa é dividida em dez categorias, uma delas o Troféu Jayme Cortez para contribuição às HQs nacionais

Troféu Angelo Agostini
Troféu Angelo Agostini
A 38ª edição do Troféu Ângelo Agostini, um dos prêmios mais representativos para os quadrinhos brasileiros, está com sua votação popular aberta até o dia 7 de agosto. Os indicados em dez categorias contemplam produções lançadas em 2021 e seus autores. A premiação é organizada pela Associação de Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo.

A votação é aberta a qualquer pessoa interessada na valorização da produção nacional de HQ e dos profissionais e admiradores do gênero. A proposta é uma celebração entre autores, editores, jornalistas, colecionadores e fãs. As datas de divulgação de vencedores e de cerimônia de premiação ainda serão divulgadas.

O formulário para a votação pode ser acessado aqui. A votação é dividida nas seguintes categorias:

Melhor lançamento
Melhor lançamento independente
Melhor lançamento infantil
Melhor fanzine (de quadrinhos ou sobre quadrinhos)
Melhor web quadrinho
Melhor roteirista
Melhor desenhista
Melhor colorista
Melhor cartunista, chargista ou caricaturista
Troféu Jayme Cortez de contribuição ao quadrinho nacional

Cada categoria apresenta dez indicados no formulário, mas o prêmio traz uma possibilidade incomum nesse tipo de votação. É permitido ao eleitor escolher um trabalho ou artista diferente do que aqueles apresentados na lista. Há espaço no formulário para descrever um lançamento ou profissional que o eleitor julgue merecedor do prêmio.

Angelo Agostini (1843-1910) foi um desenhista ítalo-brasileiro que firmou carreira no Brasil e foi o mais importante artista gráfico do Segundo Reinado. Sua carreira teve início quando estouravam os primeiros combates da Guerra do Paraguai e prolongou-se por mais de quarenta anos.

[29/07/2022 10:00:00]