Os números d'A grande livraria na Bienal de SP
PublishNews, Redação, 13/07/2022
Estande coletivo reuniu 22 livrarias no evento e vendeu mais de 20 mil exemplares de mais de 300 editoras

A 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo contou com o estande inédito A grande livraria, resultado de uma parceria de um grupo de livrarias associadas à ANL, com o apoio da Catavento Distribuidora.

Com o tema "Tudo começa na livraria", o estande de 300 m² reuniu 22 livrarias que puderam comprar até 15 cotas, cada uma no valor de R$ 5 mil, para participar da iniciativa. Como resultado, o local permaneceu lotado durante todos os dias da Bienal e vendeu mais de 20 mil exemplares.

“O objetivo do estande era mostrar a união que as livrarias vêm construindo desde a pandemia, um movimento que gerou vários frutos inclusive um recorde de público na convenção nacional das livrarias. Nesse aspecto o estande foi um sucesso”, comenta Claudia Machado, responsável pela comunicação e marketing da Catavento.

Em relação às vendas, segundo Claudia, ficou um pouco abaixo se comparado ao faturamento das grandes editoras na Bienal. "Mas é curioso que nossos livros mais vendidos foram de editoras que estavam lá, o que mostra que, mesmo na briga de desconto com as editoras, a livraria tem o seu espaço. Pois tem a conveniência de oferecer todas as editoras. Foram mais de 300 editoras vendidas no estante, aliado a um atendimento especial", analisa.

Os segmentos mais vendidos no estande foram juvenil, literatura brasileira, HQ e infantil. No topo dos mais vendidos estão Luluca – No mundo da moda (Alto Astral) e Cabeça fria, coração quente (Garoa), de Abel Ferreira, técnico do Palmeiras. Ambos tiveram eventos presenciais na Bienal, o que ajudou nas vendas.

A lista segue com É assim que acaba (Galera), de Colleen Hoover; A hipótese do amor (Arqueiro), livro sucesso no TikTok escrito por Ali Hazelwood; Amor & Gelato (Intrínseca), de Jenna Evans Welch; Heartstopper – vol. 1 (Seguinte), de Alice Oseman; Demon Slayer – vol. 1 (Panini), de Koyoharu Gotouge; Os sete maridos de Evelyn Hugo (Paralela), de Taylor Jenkins Reid; Vermelho, branco e sangue azul (Seguinte), de Casey McQuiston; e Heartstopper – vol. 4 (Seguinte), de Alice Oseman.

“O estande estava sempre cheio, a equipe do espaço sabia o que oferecer e era verdadeiramente entendida e apaixonada por livros. Passei em alguns outros espaços, e vi alguns locais em que o pessoal nem sabia o que estava oferecendo, o que não era o caso ali n’A grande livraria”, comenta Danilo Barbosa, responsável pela livraria Espaço Cultural d'Fabrica, uma das sócias no projeto.

Participaram do espaço: Livraria da Vila; ABarros; Livraria Boutique do Livro; Livraria Conviver; Livraria da Tarde; Livraria Travessa; Livraria Dois Pontos; Livraria Espaço Cultural d'Fabrica; Livraria Escariz; Livraria Janela; Livraria Leitura; Livraria Leonardo Da Vinci; Livraria Livruz; Livraria Loyola; Livraria Martins Fontes Paulista; Livraria Megafauna; Livraria Nobel Itaquera; Livraria Palavrear; Rua do Sabão; Livraria Santos; Livraria Simples; e Livrarias Curitiba.

O relatório final de vendas do estande deve ser divulgado na próxima semana.

[13/07/2022 10:00:00]