Aula de James Daunt empolga livreiros brasileiros no InterLivro
PublishNews, Thales de Menezes, 07/07/2022
Didático, o britânico que é CEO das redes Waterstones e Barnes & Noble, falou de conceitos básicos e essenciais de administração que podem ser aplicados em uma livraria de qualquer tamanho

O painel mais esperado da sexta edição do InterLivro - Encontro Internacional de Profissionais do Livro, realizado pelo PublishNews dentro da programação Papo de Mercado, na 26ª Bienal Internacional de São Paulo, foi recebido na quarta-feira (06) com entusiasmo e emoção pelos livreiros presentes. Eles acompanharam a apresentação solo do britânico James Daunt, seguida de uma entrevista com ele, em material pré-gravado em vídeo. Com uma fama de praticamente herói para livreiros em crise pelo mundo tido, ele foi claro e didático em sua explanação, que seguiu fielmente a proposta do painel, “Como salvar sua livraria”.

O fundador da rede Daunt Books é, desde 2011, CEO da maior rede britânica, a Waterstones. E, desde 2019, também é CEO da gigantesca rede americana Barnes & Noble. Em comum, além da enormidade de pontos de venda físicos, as duas redes foram abraçadas por Daunt nos piores momentos de suas histórias, com queda de vendas, fechamento de centenas de lojas e uma proximidade assustadora com a falência total. Convidado pelo PublishNews a falar um pouco desse trabalho, ele enumerou duas listas de procedimentos que acredita serem benéficos para todas os livreiros, em qualquer lugar.

“A explanação dele foi perfeita! Irretocável! Todos os meus funcionários precisam assistir ao depoimento e à entrevista”, disse um empolgado Alexandre Martins Fontes. Editor e livreiro, ele fez parte de um trio que comentou as falas de Daunt, ao ldado de Rui Campos (sócio-fundador da Travessa) e Solange Mazia (consultora empresarial, gestora da A Eólica Bookbar e ex-proprietária de loja da rede Nobel).

Os elogios intensos à aula de Daunt encontraram acolhida na decisão do PublishNews em disponibilizar os vídeos com o livreiro inglês no Canal do PN no YouTube. As falas de Daunt estão legendadas em português.

O editor-chefe do PublishNews, Thales de Menezes, que entrevistou Daunt, ressaltou que o executivo estava receoso de entrar em coisas muito específicas do bem-sucedido trabalho de recuperação das lojas da Waterstones e da Barnes & Noble. Ele nunca veio ao Brasil e, por seu desconhecimento do mercado local, optou por conversar sobre os fundamentos básicos de como abrir, sustentar ou recuperar uma livraria.

“Sensacional! Ele foi didático. Não há nada mais a pedir nessa aula de livraria”, disse Rui Campos. Solange, hoje à frente de um negócio não tão grande quanto outros que já administrou, ressaltou que Daunt quer que os donos de lojas de qualquer tamanho mantenham o espírito de livreiro independente.

Em meio a tantos elogios a Daunt, o debate após os vídeos teve espaço para que os livreiro comentassem problemas que preocupam os empresários brasileiros, mas que não são enfrentados por Daunt. As indefinições de políticas públicas para mercado, principalmente da Lei Cortez, ainda a ser debatida no Congresso, foi um ponto central.

O enfrentamento das lojas físicas, representadas na mesa, com a venda digital da Amazon e seus descontos impossíveis de serem repetidos por outros players do mercado entrou na roda. Livreiros na plateia participaram da discussão, e o assunto dominou a parte final do encontro, sem que nada conclusivo possa ser apresentado ainda como um caminho para solucionar essa competição de preços.

Uma das missões do PublishNews é jogar luz sobre assuntos candentes do universo livreiro, dando voz a várias correntes de pensamento. Essa diretriz está, em boa medida, presente no InterLivro, que tem trazido ao público visões das mais diversas sobre o passado, o presente e o futuro da indústria do livro.

Na manhã desta quinta-feira (07), executivos de empresas com protagonismo no ecossistema digital, entre as quais a Amazon, se reuniram no painel Como o varejo-online, o e-book e o audiobook podem colaborar para o desenvolvimento do mercado do livro como um todo. Participaram André Palme (executivo, professor e mentor), Ricardo Perez (Country Manager Books, Amazon Brasil) e Rodrigo Meinberg (CEO do Skeelo), com mediação de Camila Cabete (Head de Conteúdo da Árvore).

[07/07/2022 12:30:00]