Fundo britânico faz acordo para a compra da Barnes & Noble
PublishNews, Redação, 10/06/2019
Elliott Advisors já havia adquirido, em abril do ano passado, a cadeia britânica Waterstones

Os rumores a respeito da aquisição da Barnes & Noble por parte de um fundo de capital privado se mostrou certo. Na última sexta-feira (07), a própria livraria e o fundo Elliott Advisors anunciaram que chegaram a um acordo definitivo em que o Elliott comprará a maior cadeia de livrarias dos EUA a um preço de US$ 6,5 por ação. A compra está estimada em US$ 683 milhões.

Essa é a segunda compra importante que o Elliott Advisors faz no ramo de livrarias. Em abril do ano passado, comprou a cadeia britânica Waterstones. Quando a compra for efetivada – o que está previsto para o terceiro trimestre desse ano –, James Daunt, CEO da Waterstones, assumirá o posto de diretor geral da B&N também. No comunicado, o fundo explicou que, apesar de cada rede operar de forma independente, elas “compartilharão um CEO comum e se beneficiarão do intercâmbio das melhores práticas entre as empresas”. A B&N seguirá com a sua sede em Nova York.

Daunt, que assumiu o cargo de CEO da Waterstones em 2011, apresentou bons resultados. A B&N hoje possui 627 livrarias e as suas vendas têm apresentado declínio constantes nos últimos anos. A estratégia de Daunt para a Waterstones para aumentar as vendas envolveu investimentos em lojas e a capacitação de equipes locais. A aposta por parte do fundo britânico é que isso se repita na rede americana.

Em declaração ao Publishers Weekly, Daunt disse: “Estou ansioso para trabalhar com a Barnes & Noble. As livrarias físicas de todo o mundo enfrentam desafios assustadores impostos pela internet e pelas tecnologias digitais. Enfrentaremos essas questões com investimentos e com mais confiança para poder recorrer às incomparáveis habilidades de vendas de livros dessas grandes empresas”.

Quando a compra for efetivada, ela marcará o fim da trajetória de 54 anos de Len Riggio como proprietário da B&N. “Ele disse em comunicado: “Estamos satisfeitos por ter chegado a este acordo com Elliott, proprietário da Waterstones, uma rede de livrarias pela qual nutro uma admiração ao longo dos anos. Tendo em vista o sucesso que tiveram no mercado livreiro, acredito que eles estejam especialmente preparados para melhorar e expandir nossos negócios por muitos anos. Também estou confiante de que James Daunt tem habilidades de liderança e experiência para liderar esta grande organização e farei tudo o que puder para ajudá-lo nessa transição”.

O que pensam os editores sobre a transação

A redação do The Bookseller ouviu alguns editores a respeito dessa transação. Alguns deles estão otimistas. É o caso, por exemplo, de Anthony Forbes Watson, da Pan Macmillan, que disse: “A transformação impressionante e sustentável da Waterstones, sob o comando de James Daunt e recentemente apoiada pela Elliott Advisors, tem sido um caso extraordinariamente positivo para todos aqueles que têm interesse na riqueza e diversidade do ecossistema do livro no Reino Unido. Estou, portanto, confiante de que James e Elliott estenderão o escopo de suas atividades para uma tela mais ampla que é o caso da Barnes & Noble nos EUA. Charlie Redmayne, CEO da HarperCollins UK, concordou, dizendo: "É extremamente importante para a indústria do livro como um todo ter uma Barnes & Noble forte e crescente. James Daunt fez um excelente trabalho estabilizando para posterior crescimento da Waterstones. Na minha opinião, a Barnes & Noble se beneficiará enormemente por tê-lo no comando".

[10/06/2019 06:00:00]