Fórum de Editores Educacionais abre a Bienal do Livro de São Paulo
PublishNews, Redação, 1º/07/2022
Abrelivros, CBL e a International Publishers Association promovem mesas de debates neste sábado, para que experiências de vários países sejam compartilhadas e influenciem uns aos outros

Stephan de Valk
Stephan de Valk
A Abrelivros (Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais) e a CBL (Câmara Brasileira do Livro) estão organizando o "Fórum de Editores Educacionais", da International Publishers Association (IPA), que será realizado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, neste sábado (02). Quem está à frente é Eduardo Kruel Rodrigues, do Grupo Saber, que é presidente do Fórum Latino-Americano de Editores Educacionais, além de diretor-adjunto da Abrelivro.

O evento traz ao Brasil Stephan de Valk [foto], presidente do Fórum de Editores Educacionais da IPA. O encontro vai debater três temas: "Programas governamentais de livros educacionais"; "O papel do livro didático na escola do século XXI", com mediação de Ângelo Xavier, presidente da Abrelivros, e "Mercado editorial na era digital", com mediação de Kruel.

De Valk comentou com o PublishNews a presença de vários representantes de outros países da América Latina nas mesas do evento. "A ação global tem consequências locais, mas não que existam procedimentos que possam ser implementados em lugares diferentes sem entendermos a política de cada governo para as publicações educacionais", explica. Para ele, a parceria público-privada tem bons resultados junto aos problemas de publicações educacionais.

Segundo Kruel, a inclusão de representantes da América Latina no evento é pela similaridade de condições dos países na questão educacional. "Discutir programas que deram certo com países escandinavos é fácil, mas precisamos buscar o que dá certo em ambientes parecidos com o nosso." Ele cita questões comuns, como a proteção de direitos no meio digital.

O fórum quer consolidar um grupo de trabalho na América Latina, continuando a troca de informações sobre problemas e programas vivenciados em cada lugar, uma discussão que começou na Feira de Guadalajara, no ano passado. "Esse fórum precisa criar corpo e se relacionar com o fórum global", diz Kruel.

Ângelo Xavier conta que as mudanças passadas pela Abrelivros em 2021 foram para adensar a presença da entidade nas discussões de educação. "Queremos participar mais do comunidade da Educação. E entendemos o fórum como um boa oportunidade para isso. Ainda mais com o apoio da CBL, porque realizar o evento dentro da Bienal é algo que encaixa muito bem para fortalecer as ações."

PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM

“Fórum de Editores Educacionais: Caminhos para uma Educação de Qualidade"

Dia 02 de julho

Local: Expo Center Norte / Espaço Papo de Mercado by MVB

10h45 – Abertura: Bodour Al Qasimi – Presidente da Associação Internacional de Editores (International Publishers Association, IPA)

11h – Programas Governamentais de Livros Educacionais

- José Borghino – Secretário-geral da IPA
- Nadja Rodrigues – Coordenadora-geral dos Programas do Livro FNDE/MEC
- Juan Arzoz – Ex-presidente da Câmara da Indústria Editorial Mexicana
- Ramiro Villalba – Câmara Argentina do Livro

14h – O papel do livro didático na escola do século XXI

- Ângelo Xavier – Presidente Abrelivros (Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais)
- Maria Inês Fini – Presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida
- Marx Arriga – Especialista em Educação do México
- Luis Carlos Gil – Coordenador do Comitê de Educação da Câmara Colombiana do Livro

16h – Mercado Editorial na era digital

- Eduardo Kruel Rodrigues – Presidente do Fórum Latino-Americano de EditoresEducacionais
- Stephan de Valk – Presidente do Fórum de Editores Educacionais da IPA
- Katia Smole – Diretora-executiva do Instituto Reúna
- Vera Castanheira – Diretora de Direitos Autorais da IPA

[01/07/2022 11:10:00]