Publicidade
Publicidade
O outro lado da Dra. Margareth Dalcomo
PublishNews, Redação, 20/06/2022
A médica, professora e pesquisadora brasileira participou do Podcast do PublishNews e falou, dentre outros assuntos, sobre o seu gosto pelos livros

Os números de pandemia agora voltam a subir, mostrando que ela ainda não acabou. Já são dois anos atentos às notícias da pandemia de covid-19, ouvindo toda novidade, boa ou má sobre o vírus.

Neste episódio, ouvimos uma das vozes mais relevantes dos últimos tempos e que se tornou referência nacional sobre o assunto: a Dra. Margareth Dalcomo, pneumologista, professora, pesquisadora da FioCruz e colunista d’O Globo.

Desde o início da pandemia, ela realizou mais de duas centenas de entrevistas, comentando na grande imprensa, com segurança, lucidez e empatia, os desafios e desdobramentos da pandemia e dando informações em primeira mão o assunto.

Em dezembro de 2021, ela reuniu os seus artigos escritos para O Globo e lançou pela Bazar do Tempo o livro Um tempo para não esquecer: A visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde.

Nesse bate-papo, conversamos, claro, sobre a pandemia, de como se informar na era da fake news e de como separar o joio do trigo; mas também conhecemos um outro lado da Dra. Margareth: o lado leitora.

Quando adolescente, a doutora costumava escrever poemas e sempre foi uma leitora ávida. "Antes de eu ser a doutora Margareth ou a professora Margareth, eu já era uma leitora voraz", conta. Sobre os escritos, ela brinca: "Eu diria que eu cometia poemas, não tenho nenhuma pretensão. Mas é que eu gosto tanto de poesia - eu leio antes de dormir. Tem gente que reza, eu leio todo dia".

Nessa conversa, ela fala da sua biblioteca de mais de seis mil títulos, de como a escrita sempre a acompanhou e influenciou e ainda dá dados sobre a pandemia e sobre como se informar melhor.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. E conta também com o patrocínio da Alta Books, editora com mais de 20 anos no mercado e mais de três mil títulos publicados, com best-sellers nas temáticas de desenvolvimento pessoal, informática, finanças, entre outros. Atualmente, o foco da editora é o novo selo Alta Novel, com best-sellers internacionais de variados gêneros, como romance, fantasia, sci-fi, thrillers e mais.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
No episódio, convidados discutem a importância do evento para a literatura da região, a programação voltada para jovens, a acessibilidade e os resultados de vendas
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Publisher Luís Américo Tousi Botelho destaca a evolução da editora ao longo de três décadas
Escritor compartilha sua jornada literária, temas que valoriza na literatura e o processo de encontrar uma voz no processo de escrita
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Há uma grande possibilidade se abrindo, com um uso de uma IA ética e responsável, que contribua para incluir alunos com necessidades especiais
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
Ao apoiar um desfile, a Estante Virtual sinaliza uma mudança: o livro começa a sair da estante para circular onde as conversas culturais realmente acontecem
Nesta semana, a Área Indie traz obra finalista do Prêmio Jabuti 2025
Não basta traduzir a realidade em imagens mais acessíveis: é preciso criar experiências que humanizem, que provoquem e que permaneçam
A leitura é uma necessidade biológica da espécie. Nenhum ecrã e nenhuma tecnologia conseguirão suprimir a necessidade de leitura tradicional.
Umberto Eco
Escritor italiano (1932 -2016)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar