Publicidade
Publicidade
O outro lado da Dra. Margareth Dalcomo
PublishNews, Redação, 20/06/2022
A médica, professora e pesquisadora brasileira participou do Podcast do PublishNews e falou, dentre outros assuntos, sobre o seu gosto pelos livros

Os números de pandemia agora voltam a subir, mostrando que ela ainda não acabou. Já são dois anos atentos às notícias da pandemia de covid-19, ouvindo toda novidade, boa ou má sobre o vírus.

Neste episódio, ouvimos uma das vozes mais relevantes dos últimos tempos e que se tornou referência nacional sobre o assunto: a Dra. Margareth Dalcomo, pneumologista, professora, pesquisadora da FioCruz e colunista d’O Globo.

Desde o início da pandemia, ela realizou mais de duas centenas de entrevistas, comentando na grande imprensa, com segurança, lucidez e empatia, os desafios e desdobramentos da pandemia e dando informações em primeira mão o assunto.

Em dezembro de 2021, ela reuniu os seus artigos escritos para O Globo e lançou pela Bazar do Tempo o livro Um tempo para não esquecer: A visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde.

Nesse bate-papo, conversamos, claro, sobre a pandemia, de como se informar na era da fake news e de como separar o joio do trigo; mas também conhecemos um outro lado da Dra. Margareth: o lado leitora.

Quando adolescente, a doutora costumava escrever poemas e sempre foi uma leitora ávida. "Antes de eu ser a doutora Margareth ou a professora Margareth, eu já era uma leitora voraz", conta. Sobre os escritos, ela brinca: "Eu diria que eu cometia poemas, não tenho nenhuma pretensão. Mas é que eu gosto tanto de poesia - eu leio antes de dormir. Tem gente que reza, eu leio todo dia".

Nessa conversa, ela fala da sua biblioteca de mais de seis mil títulos, de como a escrita sempre a acompanhou e influenciou e ainda dá dados sobre a pandemia e sobre como se informar melhor.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. E conta também com o patrocínio da Alta Books, editora com mais de 20 anos no mercado e mais de três mil títulos publicados, com best-sellers nas temáticas de desenvolvimento pessoal, informática, finanças, entre outros. Atualmente, o foco da editora é o novo selo Alta Novel, com best-sellers internacionais de variados gêneros, como romance, fantasia, sci-fi, thrillers e mais.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Editor, escritor, gráfico e livreiro, João Scortecci participa do Podcast do PublishNews para falar sobre sua história dentro do mercado editorial e livreiro
Podcast do PublishNews conversou com Diana Passy, responsável pela Arena Cultural Pólen e Salão de Ideias, e ainda ouviu Elisabete da Cruz, Leonardo Neto e André Dias, responsáveis por outros espaços na Bienal de SP
Podcast do PublishNews conversou com Vitor Tavares, Pedro Almeida e Diego Drumond, os responsáveis pela Livraria Drummond, que abrirá em breve, no Conjunto Nacional
Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um, conta ao Podcast do PublishNews a origem da ideia de uma feira de livros ao ar livre, que vai ser atração nesta semana na Praça Charles Miller, em São Paulo
Wendel Isler, vencedor do prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano, participou do podcast do PN e falou sobre sua trajetória, planos e conquistas
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Editor, escritor, gráfico e livreiro, João Scortecci participa do Podcast do PublishNews para falar sobre sua história dentro do mercado editorial e livreiro
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
O primeiro é a história em quadrinhos ‘Blues do Satanás’, da banda Motorocker. São 96 páginas de aventura que misturam realidade com ficção. O segundo é ‘Vença!’, no qual Alexandre do Bem dá dicas para melhor o desempenho profissional
Com histórico de empreendedor, Alexandre de Bem usa sua vivência nos negócios para expor no livro 'Vença' dicas de carreira e uma maneira de melhorar seu desempenho, mas nunca deixando de ser feliz
Grupo de rock pesado do Paraná lança 'Blues do Satanás', história em quadrinhos com roteiro do vocalista Marcelus dos Santos, que conta um episódio estranho, quando estava numa festa e apareceu um sujeito que poderia ser o Diabo em pessoa!
O amor ao livro, meu amigo, é sua passagem para o maior, mais puro e mais perfeito prazer.
Anthony Trollope
Romacista inglês

(1815-1882)
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar