Publicidade
Publicidade
O outro lado da Dra. Margareth Dalcomo
PublishNews, Redação, 20/06/2022
A médica, professora e pesquisadora brasileira participou do Podcast do PublishNews e falou, dentre outros assuntos, sobre o seu gosto pelos livros

Os números de pandemia agora voltam a subir, mostrando que ela ainda não acabou. Já são dois anos atentos às notícias da pandemia de covid-19, ouvindo toda novidade, boa ou má sobre o vírus.

Neste episódio, ouvimos uma das vozes mais relevantes dos últimos tempos e que se tornou referência nacional sobre o assunto: a Dra. Margareth Dalcomo, pneumologista, professora, pesquisadora da FioCruz e colunista d’O Globo.

Desde o início da pandemia, ela realizou mais de duas centenas de entrevistas, comentando na grande imprensa, com segurança, lucidez e empatia, os desafios e desdobramentos da pandemia e dando informações em primeira mão o assunto.

Em dezembro de 2021, ela reuniu os seus artigos escritos para O Globo e lançou pela Bazar do Tempo o livro Um tempo para não esquecer: A visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde.

Nesse bate-papo, conversamos, claro, sobre a pandemia, de como se informar na era da fake news e de como separar o joio do trigo; mas também conhecemos um outro lado da Dra. Margareth: o lado leitora.

Quando adolescente, a doutora costumava escrever poemas e sempre foi uma leitora ávida. "Antes de eu ser a doutora Margareth ou a professora Margareth, eu já era uma leitora voraz", conta. Sobre os escritos, ela brinca: "Eu diria que eu cometia poemas, não tenho nenhuma pretensão. Mas é que eu gosto tanto de poesia - eu leio antes de dormir. Tem gente que reza, eu leio todo dia".

Nessa conversa, ela fala da sua biblioteca de mais de seis mil títulos, de como a escrita sempre a acompanhou e influenciou e ainda dá dados sobre a pandemia e sobre como se informar melhor.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. E conta também com o patrocínio da Alta Books, editora com mais de 20 anos no mercado e mais de três mil títulos publicados, com best-sellers nas temáticas de desenvolvimento pessoal, informática, finanças, entre outros. Atualmente, o foco da editora é o novo selo Alta Novel, com best-sellers internacionais de variados gêneros, como romance, fantasia, sci-fi, thrillers e mais.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Programa recebe o fundador do site pioneiro de checagem de fatos da internet, o E-farsas​, que acaba de lançar o livro 'Caçador de Mentiras' (Matrix Editora)
Neste episódio, fizemos uma linha do tempo dos acontecimentos sobre o livro 'O avesso da pele' e abordamos duas facetas do caso
Organizada pela Câmara Brasileira do Livro, a nova distinção é dedicada a valorizar a produção acadêmica no país com foco em obras científicas, técnicas e profissionais
Mizanzuk é autor de quatro livros, dois de ficção e o mais recente sobre 'O Caso Evandro', lançado pela HarperCollins Brasil
Editoras dos selos Verus e Harlequin conversaram sobre as mudanças nas editoras, as características dos gêneros literários, sobre a negociação com os autores e autoras e outros assuntos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
A literatura é uma arte, um prazer e um ofício.
Carlos Ruiz Zafón
Escritor espanhol
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar