Nélida Piñon doa biblioteca dos sonhos ao Instituto Cervantes
PublishNews, Redação, 20/06/2022
Entre o vasto material encaminhado pela escritora à instituição, há exemplares com dedicatórias de amigos como Clarice Lispector, Guimarães Rosa, José Saramago e Gabriel García Márquez

Poder segurar nas mãos livros com dedicatórias assinadas por seus autores é, certamente, muito emocionante, principalmente se os autógrafos naquelas primeiras páginas foram deixados por amigos próximos como Clarice Lispector, Rachel de Queiroz, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Lygia Fagundes Telles, Jorge Amado, José Saramago, Toni Morrison, Mario Vargas Llosa, Carlos Fluentes e Gabriel García Márquez, entre outros. Pois essa emoção é apenas a cereja do bolo entre o vasto material doado por Nélida Piñon ao Instituto Cervantes, no Rio de Janeiro, algo entre 7 mil e 8 mil livros.

A partir desta segunda-feira (20), o acervo de livros dessa instituição que é emissária da cultura espanhola no Brasil passa a se chamar Biblioteca Nélida Piñon. As raízes da escritora estão na Galícia, e a ligação entre Espanha e Brasil tem um papel intenso em sua consagrada produção literária. A escritora, uma das imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL), decidiu doar ao Cervantes um volumoso acervo pessoal, reunido em 85 anos de vida e mais de seis décadas de carreira como escritora.

Decorada com objetos de arte selecionados pela própria Nélida, a biblioteca que leva seu nome apresenta livros sobre balé, história da Idade Média, Machado de Assis, literatura clássica, religião, clássicos franceses e ingleses, óperas e biografias, além de biblioteca particular da lexicógrafa Elza Tavares, herdada pela escritora.

O acesso à biblioteca e aos serviços de informação, documentação e referência é livre e gratuito. Para ter direito aos serviços de empréstimos de obras é necessário ser titular da carteira da biblioteca. O Instituto Cervantes fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 62, em Botafogo, Rio de Janeiro. Abre de segunda à quinta, das 9h às 19h; às sextas, das 9h às 17h; e aos sábados, das 9h às 13h.

[20/06/2022 09:00:00]