
Com a curadoria de Beatriz Lemos, Keyna Eleison e Pablo Lafuente, a mostra reuniu cerca de 300 obras provenientes do acervo do MAM Rio e de outras duas instituições: o Museu de Arte Negra/IPEAFRO, associação sediada no Rio de Janeiro, responsável pelo legado de Abdias Nascimento; e o Acervo da Laje, dedicado à memória artística, cultural e de pesquisa sobre o Subúrbio Ferroviário de Salvador.
Já a primeira Feira de Livros do MAM Rio será montada na área externa do museu, com editoras e livrarias especializadas em publicações de arte, fotografia, não ficção e literatura. Entre os expositores confirmados estão a Livraria Blooks, Banca Tatuí, Banca Carrocinha, a editora Malê, n-1 Edições e o selo editorial Crocodilo, Cobogó e Dantes editora, que oferecerão títulos com até 20% de desconto.
Nesta edição do evento, a atividade central será o lançamento do livro A memória é uma invenção, que inclui um bate-papo com participação de Elisa Larkin Nascimento e Julio Ricardo Menezes Silva, do IPEAFRO/Museu de Arte Negra, e Gabriel Gutierrez, diretor do Centro Cultural Vale Maranhão. A mediação é de Natasha Felix e Juliana Travassos, da equipe do MAM Rio.
A programação da feira conta com oficina oferecida pela Gráfica de Ação Coletiva, em uma edição especial do projeto Zona Aberta, e com exibições na Cinemateca do MAM de títulos relacionados ao universo dos livros e das bibliotecas.