Biblioteca Euclides da Cunha reabre para atendimento presencial
PublishNews, Redação, 1º/06/2022
Braço da Biblioteca Nacional, BEC retoma atividades após dois anos fechada em razão da pandemia; empréstimos de obras são retomados

Após mais de dois anos fechada, a Biblioteca Euclides da Cunha (BEC), braço da Biblioteca Nacional, reabre nesta quarta (1º), para atendimentos presenciais.

São mais de 100 mil títulos à disposição do público, de um acervo oriundo de exemplares vindos da BN e de doações externas. A biblioteca também tem obras dos antigos MÊS (Ministério da Educação e Saúde) e do MEC, obras de referência, livros didáticos, literatura brasileira para o público infantil, juvenil e adulto.

Com o início das obras no Palácio Capanema, em 2017, a BEC se transferiu para o prédio do Teleporto (Av. Presidente Vargas n. 3131 - 7º andar, sala 704 – Rio de Janeiro / RJ). Com a chegada da pandemia, a biblioteca teve que encerrar os atendimentos presenciais e os empréstimos de obras, agora retomados, entre 10h30 e 15h30. É necessário fazer um pré agendamento com antecedência de 24 horas pelo e-mail agendamentobec@bn.gov.br.

O empréstimo domiciliar será de até dois livros por mês, por 15 dias, e para isso é necessário fazer uma inscrição mediante um documento original com foto e número de telefone como referência. Quem visitar a Biblioteca Euclides da Cunha também tem acesso ao Cine BEC - sala de vídeo, onde é possível assistir a filmes escolhidos pela direção.

Exposição

A BEC também conta com a exposição Biblioteca Euclides da Cunha: um olhar através do tempo, que resgata a memória da biblioteca pública criada em 1937, e sua transformação ao longo de 85 anos de história, sempre com o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da sociedade e valorização do livro, da literatura e da leitura.

[01/06/2022 10:00:00]