
A construção é uma réplica do Petit Trianon em Versalhes, na França. Essa versão tropical do pavilhão de caça da rainha Maria Antonieta em Versalhes foi erguida para abrigar a representação francesa na Exposição Comemorativa do Centenário da Independência do Brasil, em 1922. Depois do evento, a França doou o prédio para a ABL.
É ali que a entidade abriga toda a sua agenda de sessões acadêmicas, cerimônias de recepção a novos membros, lançamentos de livros de acadêmicos e o chá das tardes de quinta-feira.
Além de conhecer ambientes carregados de história, como a sala em que Machado de Assis trabalhava, os visitantes acompanham atores e cantores que apresentam os fatos mais relevantes da história da casa.
A Academia Brasileira de Letras fica na Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro. As inscrições, limitadas e gratuitas, podem ser feitas pela internet, em links específicos para as visitas guiadas dos dias 18/05 e 25/05. Ainda serão abertas as inscrições para as visitas de junho.