
O prêmio de Literatura contempla categorias de Romance, Poesia e Conto, e cada vencedor recebe R$ 20 mil e a publicação do livro. No prêmio de Literatura Infantil e Infantojuvenil, o valor é o mesmo para as categorias Infantil (dirigida a leitores a partir dos seis anos) e infantojuvenil (a partir de dez anos). Os vencedores dessas categorias também serão publicados.
Podem concorrer autores brasileiros natos, residentes no país ou no exterior, ou brasileiros naturalizados. Menores de 18 anos deverão ter autorização dos pais ou responsáveis. A única obra a ser inscrita tem tema livre, com no máximo 120 mil caracteres, contando os espaços. O original não poderá ter sido previamente publicado, nem parcialmente.
A última premiação foi em 2020, porque no ano passado a pandemia impediu a realização do concurso. Os vencedores foram: em romance, Extremo oeste, de Paulo Marcelo; em poesia, Motivos para cavar a terra, de Lilian Sais; em conto, Teresa decide falar, de Lindevania Martins; em literatura infantil, O encontro de Mário, de Marcia Cristina Silva; e, em infantojuvenil, Achados e perdidos, de Lucas Rafael Nolli Duarte.