Apanhadão: Globo destaca best-seller policial 'A camareira', do novo gênero mistério aconchegante
PublishNews, Redação, 25/04/2022
Folha publica artigos dos presidentes da Abrelivros, da SNEL e da CBL sobre a discussão da PEC 110/2019, que pode criar taxação tributária de 12% para livros

Divulgação
Divulgação
Num final de semana com pouco espaço para literatura na imprensa, por causa dos desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo, o Globo publica entrevista com a canadense Nita Prose [foto], uma profissional veterana no mercado editorial, com longa carreira como editora e preparadora de texto, que tem agora sua própria história de sucesso da noite para o dia. Em janeiro ela lançou no Canadá e nos Estados Unidos A camareira (Intrínseca), que relata as desventuras de uma empregada de hotel de luxo envolvida no assassinato de um hóspede milionário achado no quarto que ela limpava diariamente. Em menos de quatro meses, o romance é best-seller em vários países e já teve direitos vendidos para ser adaptado ao cinema, tendo como protagonista a britânica Florence Pugh, a nova Viúva Negra da Marvel.

A Camareira também é assunto de outro texto do Globo. O romance de Nita Prose é um dos quatro exemplos citados na reportagem que fala de um gênero emergente, “cozy mysteries”. Na tradução, mistérios aconchegantes. Este é o rótulo dado a livros de trama policial em que a violência explícita é contida ou totalmente descartada e os investigadores não são policiais nem detetives profissionais. Além de A Camareira, a matéria inclui O clube do crime das sextas-feiras (Intrínseca), de Richard Osman, Natureza morta (Arqueiro), de Louise Penny, e Mistério em Windsor (Record), de S.J. Bennet.

Na seção Opinião, a Folha traz o artigo “Os livros e a a lei”, assinado por Ângelo Xavier, presidente da Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), e Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Eles analisam a volta da discussão da PEC 110/2019 na comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. A PEC da reforma tributária deixa em aberto a possibilidade de criação de alíquota de 12% de Contribuição sobre Bens e Serviços. A eventual taxação prejudicará o acesso à leitura.

Também na Folha, Mário de Andrade está no foco de uma matéria de Sergio Rodrigues, que analisa dois lançamentos inseridos nas comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna. O primeiro é Mário de Andrade por ele mesmo (Todavia), de Paulo Duarte, a reedição de um livro de 1971 que se tornou referencial para os estudos sobre o autor. Ele fala do Mário missivista e gestor cultural. O segundo, Inda bebo no copo dos outros (Autêntica) é uma coletânea recém-preparada de textos de Mário, como crítico e escritor, sobre a estética modernistas.

Para marcar o Dia Mundial do Livro, no sábado (23), o Estadão publica uma lista de obras essenciais que os leitores podem ler neste ano. As indicações incluem seis clássicos incontestáveis: Finnegans wake (Iluminuras), de James Joyce; O som e a fúria (Companhia das Letras), de William Faulkner; O retrato de Dorian Gray (Companhia das Letras), de Oscar Wilde; As ondas (Autêntica), de Virginia Woolf; O coração das trevas (Antofágica), de Joseph Conrad; Hiroshima, Meu Amor (Relicário, de Marguerite Duras. Entre as escolhas menos óbvias, quatro livros: Reinhardt Koselleck: uma latente filosofia do tempo (Edirora Unesp), com quatro ensaios do historiador Reinhardt Koselleck; Popol Vuh (Iluminuras), poema épico do povo mais-quiché; Pílulas azuis (Nemo), graphic novel de Frederik Peters sobre a aids; e Uma noite, Markovitch (Todavia), da jovem escritora israelense Ayelet Gundar-Goshen.

A revista Veja destaca o romance A filha única (Todavia), da autora mexicana Guadalupe Nettel, que explora um tema difícil e atual, o desconforto de muitas mulheres com a maternidade. Pesando méritos e falhas, o maior engenho da obra da escritora seja retratar os dilemas das mulheres em busca de autonomia completa para suas vidas

[25/04/2022 10:00:00]