Edições Sesc promovem live com Edgar Morin (*)
PublishNews, Redação, 12/04/2022
Evento virtual nesta quinta-feira, às 15h, conta com a presença do pensador francês para debater novo volume que analisa sua obra, 'Edgar Morin, homem de muitos séculos: um olhar latino-americano'

Divulgação_Sesc SP
Divulgação_Sesc SP
Nesta quinta-feira (14), às 15h, as Edições Sesc promovem uma live com o pensador francês Edgar Morin. Aos 100 anos, ele é o principal nome na discussão da teoria do pensamento complexo, uma visão em que os saberes devem ser multidisciplinares e interligados, em contraponto aos saberes e ciências compartimentados. O evento virtual promove o lançamento de Edgar Morin, homem de muitos séculos: um olhar latino-americano (360 pp; R$ 73,00), organizado por Elimar Pinheiro do Nascimento, Maurício Amazonas e Alfredo Pena-Veja.

As Edições Sesc publicaram outros livros de Morin: Chorar, amar, rir, compreender, Diário da Califórnia, Um ano sísifo, diário do fim do século e A aventura de O Método / Para uma racionalidade aberta.

O evento terá transmissão pelo YouTube do Sesc SP, com as presenças do diretor regional do Sesc SP Danilo Santos de Miranda, da jornalista Heloisa Pisani, do professor Edgard de Assis Carvalho, do sociólogo Elimar Pinheiro do Nascimento, do pesquisador Alfredo Pena-Vega, do professor Maurício de Carvalho Amazonas, da professora Teresa Salinas Gamero, da ambientalista e política brasileira Marina Silva, e do psicólogo Luís Carrizo.

O volume, lançado agora na Série Ideias, promovida pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, tem muitos textos sobre a obra do francês, escritos por colaboradores célebres. O livro é dividido em três partes. A primeira, Memórias, traz textos de Cristovam Buarque, Danilo Santos de Miranda, Edgard de Assis Carvalho, Luís Carrizo, Marina Silva e Vanessa Maria de Castro.

A segunda, Notas sobre Morin na América Latina, tem colaborações de Alfredo Pena-Veja, Enrique Luengo González, Rubém Fontalvo e Teresa Salinas.

Na terceira, Ensaios e análises críticas, assinam textos Alessandra Bortoni Ninis, Carlos Eduardo Maldonado, Celso José Martinazzo e Sinidei Pithan da Silva. Daniele Saheb Pedroso e Michelle Jordão Machado, Guillermo Diaz Muñoz, Jaime Retamal S., Jolemia Cristina Nascimento das Chagas, José Eli da Veiga, Juan Moreno Lobón, Osvaldo Luiz Riberio e Paula Stroh.

* Este texto foi corrigido. Informava incorretamente que o evento seria na quarta-feira (13), mas ser´q na quinta-feira (14)

[12/04/2022 10:00:00]