Renata Costa é pré-candidata a uma vaga na Câmara
PublishNews, Redação, 28/03/2022
O partido Cidadania aposta na ex-secretária do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) como pré-candidata a deputada federal do livro e da leitura

O partido político Cidadania anunciou na última semana que se prepara para lançar à Câmara dos Deputado a pré-candidatura de Renata Costa a deputada federal do livro e da leitura. Ex-secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), em 2019 Renata foi alvo de uma campanha que reuniu diversas entidades do livro e parlamentares que pediam a sua permanência no cargo.

Sobre a pré-candidatura, Costa destacou seu trabalho de anos dedicado ao livro. “Tenho uma vida dedicada ao desenvolvimento de políticas públicas de democratização do acesso ao livro, à leitura e à escrita para a formação de leitores, aprimorando, seja na iniciativa pública ou privada, as bibliotecas comunitárias, que oferecem o primeiro contato com o universo literário a milhões de crianças brasileiras. Acredito que um país de leitores nos levará a um nível de empatia e consciência crítica fundamentais em nossa sociedade”, disse.

Renata pretende trabalhar nos próximos anos em políticas públicas voltadas para a alfabetização e leitura e também focar em uma maior participação das mulheres na política. “Apenas quando mais mulheres estiverem ocupando espaços de decisão, como a política, por exemplo, é que conseguiremos avançar e diminuir a desigualdade”, avalia Costa.

No seu currículo, além de coordenar, entre outros, o Programa Nacional de Incentivo à Leitura e o Sistema Estadual de Bibliotecas do Rio de Janeiro, Renata foi curadora de projetos literários do Sesi e avaliadora da Festa Literária das Periferias. Ela também coordenou o Conecta Bibliotecas, da ONG Recode.

[28/03/2022 09:50:00]