Os finalistas do British Book Awards 2022
PublishNews, Talita Facchini, 25/03/2022
Prêmio realizado pelo Bookseller reconhece as mais diversas áreas do mercado do livro no Reino Unido e Irlanda em duas categorias principais: Livros do ano e Prêmios comerciais. Vencedores serão conhecidos em maio

Em mais um ano, o British Book Awards, prêmio realizado pelo Bookseller, revelou os finalistas da sua edição de 2022. O prêmio reconhece as mais diversas áreas do mercado do livro no Reino Unido e Irlanda e divide suas categorias em duas listas principais: Livros do ano e Prêmios comerciais.

Na primeira delas, foram selecionados 72 títulos divididos em 12 categorias. Em Ficção, estão na disputa: Belo mundo, onde você está (Companhia das Letras), de Sally Rooney – vencedora do British Book Awards 2019 com Pessoas normais –, Cidade nas nuvens (Intrínseca), de Anthony Doerr; Império do vampiro (Plataforma 21), de Jay Kristoff; Klara e o Sol (Companhia das Letras), de Kazuo Ishiguro – semifinalista do Booker Prize 2021 –; Deve ter algo errado comigo (Universo dos Livros), de Meg Mason; e The passenger, de Ulrich Alexandr Boschwitz.

Em Ficção: Crime & Thriller estão entre os selecionados Em fogo lento (Record), de Paula Hawkins; O homem que morreu duas vezes (Intrínseca), de Richard Osman; e Garota A (Verus), de Abigail Dean.

Já em Ficção de Estreia são finalistas as obras How to kill your family, de Bella Mackie; Luxúria (Companhia das Letras), de Raven Leilani; Este não é o seu lar (Tordesilhas), de Natasha Brown; Mrs Death Misses Death, de Salena Godden; Open water, de Caleb Azumah Nelson; e She who became the sun, de Shelley Parker-Chan.

E em Narrativa de não ficção, continuam na disputa as obras And Away..., de Bob Mortimer; Empire of pain, de Patrick Radden Keefe; Empireland, de Sathnam Sanghera; This much is true, de Miriam Margolyes; Vaxxers, de Sarah Gilbert e Catherine Green; e Windswept & Interesting, de Billy Connolly.

Os finalistas das categorias que pertencem aos Prêmios comerciais foram anunciados ao longo das últimas semanas como, por exemplo, as Livrarias independentes do ano.

Os vencedores serão conhecidos em 23 de maio.

[25/03/2022 08:50:00]