
Este ano, nove livrarias independentes foram selecionadas de uma lista de 63 finalistas que continuam a resistir mesmo após os dois últimos anos pandêmicos. Tom Tivnan, editor-chefe do Bookseller – um dos realizadores do prêmio – destacou que esse foi o ano mais competitivo da premiação. “Essas nove lojas devem se sentir orgulhosas por reivindicar suas coroas regionais e nacionais. E embora existam modelos diferentes aqui, desde lojas familiares de longa data até uma comunidade sem fins lucrativos, o fio condutor é a inovação constante e o apoio inabalável às comunidades locais”, analisou.
Tivnan lembrou ainda que os últimos dez anos foram especialmente difíceis para as livrarias independentes, que lutam contra a concorrência on-line, superdescontos em supermercados e outros players, aumento de taxas e, claro, a pandemia global.
Localizada no Sudeste da Inglaterra, quem ganhou o prêmio regional foi The Haslemere Bookshop – que já recebeu o prêmio em 2016. No Sudoeste da Inglaterra, a escolhida foi The Bookery, elogiada pelo seu vasto programa de eventos e atividades.

Os nove vencedores regionais e nacionais estão agora na disputa pelo Independent Bookshop of the Year Award, anunciado na cerimônia de vencedores do British Book Awards, que será realizada em Londres, em 23 de maio.
Confira a lista completa das nove vencedoras:
Leste da Inglaterra
Bookbugs and Dragon Tales, Norwich
Sudeste da Inglaterra
The Haslemere Bookshop, Haslemere
Sudoeste da Inglaterra
The Bookery, Crediton
Norte da Inglaterra
Forum Books, Corbridge
Irlanda
O’Mahony’s, Limerick
Londres
Burley Fisher Books, Haggerston
Midlands
Wonderland Bookshop, Retford
Escócia
The Edinburgh Bookshop, Edinburgh
País de Gales
Book-ish, Crickhowell