Site oficial de J.R.R. Tolkien expõe material inédito
PublishNews, Redação, 08/03/2022
Acervo digital do autor de 'O senhor dos anéis' e 'O hobbit' acrescenta fotos do escritor e o rascunho do manuscrito de 'The homecoming of Beorhtnoth, Beorhthelm's son', de 1953

A Tolkien Estate, empresa que administra os interesses editoriais dos herdeiros do escritor J.R.R. Tolkien (1892-1973), lançou uma versão renovada do site oficial do autor. O site foi originalmente concebido para reunir as obras literárias e artísticas criadas pelo escritor, professor e filólogo britânico, que também pintava e desenhava, além de informações sobre sua vida.

O site repaginado traz um bom número de material que permanecia inédito na produção de Tolkien. Inclui seções sobre a escrita, pintura e caligrafia de Tolkien, sua bolsa de estudos, suas cartas e uma linha do tempo de sua vida, juntamente com inúmeras fotografias de família. Ele também apresenta uma seção audiovisual contendo gravações de áudio e videoclipes. Foram acrescidas fotos do escritor, registradas entre 1921 e 1972. O lote de novidades inclui uma foto do autor com os filhos John e Priscilla, em 1972, uma das últimas imagens do autor.

Cinco novas pinturas estão agora exibidas: Lambourn Berkshire, west door of church (1912), uma cena de floresta sem título, possivelmente de 1913, uma pintura de flores e pássaros exóticos sobre formas geométricas (1928), e duas paisagens, com fontes e árvores, ambas de 1928. Foi descoberto também um desenho de flores, que ele teria feito nos anos 1960.

Para os fãs das obras clássicas de Tolkien, o item mais atraente é sem dúvida ligado a sua produção literária. O site disponibiliza agora um rascunho do manuscrito de The homecoming of Beorhtnoth, Beorhthelm's son, datado de 1953.

Uma visita ao site oferece uma retro completo do autor de O senhor dos anéis, traduzido em 36 idiomas com 100 milhões de cópias vendidas no mundo. Algumas traduções foram supervisionadas pelo próprio Tolkien, que falava 15 línguas e também dominava escritas antigas.

O senhor dos anéis e O hobbit, seus livros mais admirados pelos fãs, foram popularizados também por suas versões no cinema.



[08/03/2022 10:30:00]