Mais de mil escritores divulgam carta contra a invasão na Ucrânia
PublishNews, Redação, 02/03/2022
Manifesto organizado pela PEN International tem assinaturas, entre outros, de Paul Auster, Salman Rushdie e Margaret Atwood. Será criado um evento para arrecadar fundos para ajudar artistas e intelectuais ucranianos.

Margaret Atwood é uma das autoras que assina o documento | © Divulgação
Margaret Atwood é uma das autoras que assina o documento | © Divulgação
Mais de mil escritores assinaram uma carta organizada pela PEN International, condenando a invasão da Ucrânia por tropas russas. A organização de escritores anunciou também que está sendo criado um evento de arrecadação de fundos para apoiar a comunidade criativa na Ucrânia. O dinheiro será usado para ajudar escritores, acadêmicos, jornalistas e artistas, dentro e fora do país atacado pela Rússia. Segundo o porta-voz da PEN, “a cultura é um dos principais bastiões da liberdade ucraniana e devemos garantir que os membros da comunidade cultural do país possam continuar a falar em voz alta e sem impedimentos”.

Entres os autores que assinaram a carta estão Salman Rushdie, Margaret Atwood (foto), Paul Auster, Jonathan Frazen, Joyce Carol Oates, Svetlana Alexievich, Orhan Pamuk e Colm Toibin.

A seguir, a íntegra da carta.

“Aos nossos amigos e colegas na Ucrânia,

Nós, escritores de todo o mundo, estamos horrorizados com a violência desencadeada pelas forças russas contra a Ucrânia e pedimos urgentemente o fim do derramamento de sangue.

Estamos unidos na condenação de uma guerra sem sentido, travada pela recusa do presidente Putin em aceitar os direitos do povo ucraniano de debater sua futura lealdade e história sem a interferência de Moscou.

Estamos unidos em apoio a escritores, jornalistas, artistas e todo o povo da Ucrânia, que está vivendo seus momentos mais sombrios. Estamos ao seu lado e sentimos sua dor.

Todos os indivíduos têm direto à paz, à liberdade de expressão e à livre reunião. A guerra de Putin é um ataque à democracia e à liberdade, não apenas na Ucrânia, mas em todo o mundo.

Estamos unidos no clamor pela paz e pelo fim da propaganda que está alimentando a violência.

Não pode haver Europa livre e segura sem uma Ucrânia livre e independente.

A paz deve prevalecer.”

[02/03/2022 10:00:00]