Publicidade
Publicidade
Do papel para as telas
PublishNews, Redação, 21/02/2022
Podcast do PN recebeu o produtor Rodrigo Teixeira, dono da RT Features, e a autora Carina Rissi para falar sobre as adaptações literárias para as telas dos streamings e cinemas

Já há alguns anos o mercado editorial vem acompanhando uma nova tendência: as adaptações literárias para as telas dos streamings e cinemas.

No último Sabatina do PN, Lucia Riff, dona da agência literária Riff, falou sobre o assunto. “As produtoras estão procurando cada vez mais livros ainda não publicados. Querem que a gente mande livros que ainda estão no prelo”, contou.

No Podcast do PublishNews dessa semana, quisemos saber mais sobre o assunto, sobre como os livros se tornaram essa importante fonte de material criativo paras as telas.

Só para citar alguns exemplos, o livro A vida invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Medeiros, serviu de base para o roteiro do filme de mesmo nome e que acabou entre os finalistas do Frankfurt Buchmesse Film Awards em 2019. Nos indicados do Oscar 2022, temos também os filmes A filha perdida, baseado na obra da italiana Elena Ferrante, e Ataque dos cães, baseado no romance homônimo escrito por Thomas Savage e publicado em 1967, que concorrem em várias categorias da premiação.

Então, para entender como funciona esse mercado de compra e venda de direitos autorais para adaptação nas telas, conversamos com duas partes desse processo.

De um lado temos Rodrigo Teixeira, produtor brasileiro de cinema e responsável por diversos filmes de sucesso como O cheiro do ralo, O Farol, o já citado A vida invisível, e do aclamado Me chame pelo seu nome. Rodrigo começou comprando direitos autorais e fundou a RT Features, que produz seus próprios filmes.

Do outro, temos Carina Rissi, escritora best-seller de mais de uma dezena de livros, que já venderam mais de 400 mil exemplares segundo dados da editora. Além disso, Carina teve uma de suas obras, Procura-se um marid, com os direitos adquiridos para o cinema, sendo em breve produzido pelo HBOMax. Carina inclusive parece ter gostado do mundo das telas. Além das páginas dos livros, ela se tornou roteirista para a plataforma de streaming.

Nesse bate-papo, eles contam suas experiências, falam dos diversos processos envolvidos na compra de direitos e na produção dos filmes e dos seus pontos favoritos em cada etapa.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. E conta também com o patrocínio da Alta Books, editora com mais de 20 anos no mercado e mais de três mil títulos publicados, com best-sellers nas temáticas de desenvolvimento pessoal, informática, finanças, entre outros. Atualmente, o foco da editora é o novo selo Alta Novel, com best-sellers internacionais de variados gêneros, como romance, fantasia, sci-fi, thrillers e mais.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Sabatina PublishNews - Lucia Riff
Sabatina com Lucia no Spotify
Adultos - Marian Keyes - Bertrand Brasil
Canto livre de Nara Leão - Globo Play
Muhammad Ali: A Film by Ken Burns - Google play / Apple TV
Raising Dion
Sequestro da Amarelinha

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Publisher Luís Américo Tousi Botelho destaca a evolução da editora ao longo de três décadas
Escritor compartilha sua jornada literária, temas que valoriza na literatura e o processo de encontrar uma voz no processo de escrita
O podcast volta ao 4º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos em uma das mesas mais relevantes do evento, sobre Tendências de Marketing
Entrevistamos a fundadora do evento Luciana Falcon, o editor Guilherme Kroll, o quadrinista Carlos Ruas e a curadora Mitie Taketani
Neste episódio, Gustavo Lembert (TAG) e Cassiano Elek Machado (Record) comentam as trajetórias dos seus clubes e o que aprenderam com as experiências
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Será que as vendas, a visibilidade das obras e a movimentação de novos circuitos de consumo podem se beneficiar?
Publisher Luís Américo Tousi Botelho destaca a evolução da editora ao longo de três décadas
Livro costura ficção e realidade, levando o leitor a refletir sobre dilemas pessoais, políticos e coletivos
Livro exerce função essencial no debate ambiental para além das negociações de chefes de Estado
Escritor compartilha sua jornada literária, temas que valoriza na literatura e o processo de encontrar uma voz no processo de escrita
Livro dá dinheiro. Educação dá dinheiro. O Brasil é enorme e o potencial é enorme se pusermos a coisa um pouquinho no trilho, se distribuirmos um pouco a riqueza. Nosso mercado ainda não descobriu o Brasil.
Luiz Alves Junior
Fundador da Global

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar