Esta semana, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza mais uma edição da sua série Ideias. Parte do projeto Diversos22, a série irá comemorar o centenário da Semana 22, nos dias 15 e 17, às 16h, debatendo os temas Raça e identidade na modernidade e Mulheres no Modernismo Brasileiro: para além de Anita e Tarsila, respectivamente.
Em meio às celebrações e debates sobre o centenário da Semana de 22, emergem questionamentos acerca dos apagamentos de artistas negras(os) no modernismo, bem como acerca da forma como o movimento tratou questões sobre raça e identidade. Pensando nisso, a mesa – que contará com a participação de Renata Felinto e Francione Oliveira Carvalho, com mediação de Val Souza – irá abordar alguns pontos cruciais na compreensão do lugar do negro no movimento modernista.
Já no dia 17, a mesa irá abordar a atuação de três mulheres brasileiras que tiveram papéis importantes não somente em seus respectivos campos artísticos, mas também na rede de sociabilidades modernista dos anos 1920 e 1930 e que seguem pouco conhecidas. Ana Paula Simioni traz a contribuição da artista Regina Gomide Graz para o modernismo no Brasil, Isabel Bertevelli fala sobre a cantora e folclorista Elsie Houston e Marina Cherchiaro aborda a artista plástica Adriana Janacópolus.
As conversas acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).






