Publicidade
Publicidade
O áudio como produto e profissão!
PublishNews+, André Palme, 15/12/2021
Em sua coluna, André Palme fala sobre o que tem sido mais relevante na indústria do entretenimento em áudio no Brasil e no mundo e sobre como chegar em um número cada vez maior de leitores, ouvintes e consumidores

Aleksandr Grechanyuk | © Shutterstock
Aleksandr Grechanyuk | © Shutterstock
Começando essa coluna - prefiro chamar de conversa - com dois grandes objetivos: servir como uma fonte de informação do que tem sido mais relevante na indústria do entretenimento em áudio no Brasil e no mundo (englobando aqui audiobooks, podcasts, audiodramas, séries em áudio, etc) e ajudar você na tomada de decisões sobre entrar ou não nesse jogo, manobrar melhor as variáveis dessa equação e chegar em um número cada vez maior de leitores, ouvintes e consumidores. Porque é isso que o áudio tem feito, não só com os audiobooks, mas com os podcasts e todos os outros tipos de histórias para ouvir que são cada dia mais, parte da rotina de uma fatia relevante do consumidor brasileiro.

O áudio não tem nada de novo, muito menos o consumo de conteúdos por este formato. Seja oralmente, depois pelo rádio, K7s, CDs e mais recentemente pelos apps. É importante pontuar que não estamos falando de algo que surgiu recentemente, mas que sempre esteve por aqui.

Mas algo mudou: a possibilidade de, como criador ou produtor de conteúdo, distribuir esse conteúdo por voz. Então quando falamos na indústria, do boom dos audiobooks ou do podcast se tornando um produto de massa, estamos principalmente - ou pelo menos primariamente - falando de uma mudança de dois grandes aspectos: distribuição e consumo.

O artigo completo de André Palme está disponível no PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PublishNews. Todos os artigos do PN+ estão temporariamente abertos para quem se cadastrar na plataforma. Para acessar, basta informar nome, e-mail e criar uma senha.

Clique aqui para ler ou ouvir o artigo completo.

Palme é um executivo da cultura e do entretenimento com +10 anos de experiência na liderança de projetos que envolvem conteúdos multi formatos, tecnologia e streaming; além de empreendedor, professor, mentor e colunista. Nos últimos anos liderou projetos que somam mais de 10 mil horas de conteúdo em áudio, entre audiobooks, podcasts e audioseries.

Atualmente é CMCO (Chief Marketing & Content Officer) no Skeelo e atua também como empreendedor, consultor, professor e podcaster, além de colunista e palestrante.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
É importante adotar sempre uma postura de estar em cena e não ficar só como alguém na plateia vendo a banda passar, parafraseando o Chico
Em novo artigo, André Palme fala sobre o poder e a importância da comunidade e como ter pessoas engajadas com seu conteúdo pode fazer a diferença
Em novo artigo, Palme explica que o acesso global não significa automaticamente consumo global e que é preciso mais do que isso para que um conteúdo faça sucesso em diversos lugares do mundo
Em novo artigo, Palme lembra que o digital não exclui o físico e que o melhor cenário, no fim das contas, é a combinação de ambos
Em novo artigo, André Palme fala sobre as desvantagens que enxerga na nomeação de conteúdos em áudio de maneira tão rígida e das divisões que acabam sendo criadas entre audiolivros e podcasts
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Editoras dos selos Verus e Harlequin conversaram sobre as mudanças nas editoras, as características dos gêneros literários, sobre a negociação com os autores e autoras e outros assuntos
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos da Editora Vista Chinesa, Uiclap e um livro independente
Escrito por Marina Hadlich, 'Até essa comédia se tornar romântica' é uma história divertida e com uma personagem que ultrapassa as páginas e conversa diretamente com o leitor
Que o texto tenha ritmo e fluidez, seja surpreendente e divertido para o leitor.
Vanessa Barbara
Escritora brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar